Conheça o Slow Fashion, que prega consumo consciente e estilo próprio sem gastar muito

Movimento propõe reutilização de peças, trocas e compartilhamentos; saiba mais
Por Mariana Bueno
Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Até que ponto vale a pena investir em tendências de moda e apostar em peças que acabam se tornando descartáveis em pouquíssimo tempo? Foi pensando nisso que surgiu o movimento Slow Fashion (ou, em português, "moda lenta", que preza o consumo consciente.

Leia também:
Como transformar roupas de brechó em looks incríveis e modernos
Evite o consumismo seguindo dicas de consultora de estilo
Truques e dicas na hora de comprar roupas

O que é o Slow Fashion?

Compras em brechós e compartilhamento entre amigas são práticas defendidas pelo Slow Fashion 

Segundo Nuta Vasconcellos, do GWS (Girls With Syle), o movimento Slow Fashion pode ser uma solução para que as mulheres parem de sair uniformizadas, seguindo tendências que duram pouco, e abracem um estilo próprio que pode ser também uma forma de se vestir bem sem gastar muito

"O Slow Fashion acredita na reutilização das peças, nas compras em brechó, peças feitas na costureira, no escambo e compartilhamento da mesma peça entre amigos e familiares", explica.

Impactos negativos da moda

Além disso, é uma forma de se posicionar contra os impactos negativos que o Fast Fashion ("moda rápida") causa na vida das pessoas, no mercado e na própria indústria da moda, inclusive com a utilização de mão de obra escrava, já descoberta em algumas das principais marcas do país. "A forma que consumimos moda está fazendo mal ao nosso planeta, à nossa saúde física e mental e destruindo vidas de seres humanos e animais", alerta.

Estilo próprio

Ela afirma que o Slow Fashion pode ser a solução. "Na contramão da produção de roupas massivas e de baixa qualidade, o movimento defende a criação de peças atemporais, feitas à mão, com tecidos naturais e duráveis, além da produção em baixa escala e em locais que funcionam mais como ateliês do que como indústrias", finaliza.

Matérias Recomendadas