Calcinha errada pode deformar o corpo e dar celulite. Veja como evitar o problema

Dermatologista alerta sobre riscos de usar lingerie muito apertada
Por Redação
Thinkstock
Thinkstock

Você provavelmente já percebeu que a textura do tecido da sua lingerie fica marcada em sua pele quando você a retira e, embora não costume dar muita atenção a esse sinal, é importante saber que ele pode impactar sua saúde, principalmente se você já começou a notar que essas marcas demoram muito para desaparecer.

Leia também:
Calcinha fio dental faz mal para a saúde? Ginecologista explica 
Como lavar calcinha: erros que você sempre comete e comprometem sua saúde 
Depilação total pode causar algum problema de saúde na região íntima?

Quem dá o alerta é a dermatologista Dra. Carolina Marçon. “Utilizar calcinhas muito apertadas pode sim gerar deformação no corpo, além de prejudicar a circulação sanguínea”, explica. Segundo a especialista, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as marcas na pele devem levar, no máximo, quatro horas para sumirem da pele, caso contrário podem sinalizar problemas para a pele.

Calcinha apertada dá celulite?

Segundo a dermatologista, a compressão muito intensa pode causar problemas vasculares porque dificulta o retorno venoso. “A calcinha muito apertada pode deixar os vasos mais escuros, além de aumentar as varizes e a celulite, já que o aperto dificulta também a drenagem da gordura acumulada no local”, afirma.

Além de deixar marcas na cintura, a calcinha apertada ainda pode causar problemas ao crescimento dos pelos. “Se a área de saída do pelo fica comprimida, é mais provável que ele encrave, forme bolinhas e deixe a pele escurecida”, explica.

Como tirar marca de calcinha apertada?

Segundo a Dra. Carolina, o primeiro passo para não agravar o problema é utilizar a lingerie sempre na numeração correta, com poucas costura e que não apertem em nenhum local. “Para retirar as marcas, uma solução é iniciar drenagens linfáticas ou massagens caseiras regulares que, com o tempo, irão favorecer a circulação sanguínea e a recuperação da pele”, pontua. 

Matérias Recomendadas