Canoagem: saiba tudo desse esporte

Que tal em entrar em forma e emagrecer ao ar livre, na água e com um grupo de pessoas bacanas? Esta é a proposta da canoagem, esporte que divide com o remo a preferência das atividades aquáticas.

A canoagem trabalha braços, costas e core, mas não se engane: para segurar uma remada forte é preciso usar bastante as pernas e glúteos também, ou seja, praticar o esporte é uma malhação completa, assim como o treinamento funcional!

Remo X Canoagem

O esporte remo já nasceu como treino de velocidade no século 19 e foi rapidamente integrado a modalidade olímpica. Ao invés de canoas, os praticantes usam barcos estreitos e podem escolher entre barcos para uma até oito pessoas, com opções até para o timoneiro, que dá ritmo às remadas.

praticar canoagem nasceu como uma forma de transporte dos nativos norte-americanos - a palavra canoa vem de "kanu", uma embarcação feita de tronco de árvore, usada até hoje no mundo todo, incluindo o Amazonas e a Polinésia. Aos poucos, o meio de locomoção foi virando esporte e hoje se tornou esporte olímpico, oferecendo várias modalidades e tipos/tamanhos de canoas. Saiba mais!

Tipos de pratica de canoagem

Aventura

canoagem-freestyle.jpgA modalidade aventura é para quem não pretende competir. A idéia aqui é se aproximar da natureza pela água, remando em rios, represas, lagos ou até oceanos. A canoa usada depende da distância e das condições de onde se pretende remar: é preciso saber se a idéia é levar mochilas, comida e barracas ou se o objetivo é ir leve e pegar rios mais rápidos.

Canoa havaiana

canoagem-esporte.jpgIdeal para quem gosta de treinar com um grupo, a canoa haviana é mais longa e tem um cockpit mais fechado, permitindo múltiplos remadores (até 6 pessoas remando). Usada tanto para competição quanto para o turismo, tem como foco o espírito do grupo --as equipes que se formam são bastante unidas.

Freestyle

canoagem-havaiana.jpgPara quem gosta de uma pegada mais radical, a pedida é a canoagem Freestyle, uma das modalidades mais novas e mais emocionantes. A meta aqui é fazer manobras com a canoa em uma onda de rio, aumentando sempre o grau de dificuldade. Aqui vale a técnica e a imaginação, usando como base uma tabela de movimentos e suas variações.

Sprint

canoagem-aventura.jpgConhecida como canoagem de velocidade, o sprint é uma das mais famosas por ser uma modalidade olímpica. As competições normalmente acontecem em canais artificiais de 2m de comprimento por 3m de profundidade, pontuados por balizas. Aqui utiliza-se o caiaque ou a canoa de uma a quatro pessoas.

Slalom

canoagem-sprint.jpgOutra modalidade olímpica é a canoagem slalom, praticada tanto com canoas quanto com caiaques em percursos entre 250m e 300m chamados de portas, sempre em águas rápidas. O objetivo é ir passando por até 25 portas seguindo uma determinada sequência sem errar e sem tocar nas balizas.

Oceânica

canoagem-oceanica.jpgQuem mora perto do mar pode optar por remar nas ondas do oceano, com provas que seguem um determinado percurso pré marcado em canoas para uma ou duas pessoas.

Maratona

canoagem-maratona.jpgSimilar a Sprint, a canoagem maratona usa canoas mais leve e distâncias acima de 15km, sendo que durante as provas os canoístas devem fazer alguns percursos em terra, carregando as embarcações na mão e com paradas para alimentação e hidratação.

Como começar a treinar canoagem

Dá para aprender a remar em qualquer cidade que tenha um pedacinho de água aberta para o esporte, não é preciso estar do lado do mar ou de um rio - em São Paulo, por exemplo, os treinos acontecem dentro da raia da USP (Universidade de São Paulo). Uma dica é procurar os clubes de canoagem da sua cidade ou fazer um curso rápido de iniciação com empresas de aventura e ecoturismo.

Quem vai começar a praticar canoagem para emagrecer e cuidadr da saúde? Se você já é adepta ao esporte, conte para gente!

Matérias Recomendadas