Passo a passo de 4 exercícios para desestressar imediatamente

Após um dia cansativo e estressante, fazer alguns exercícios pode deixar leves o corpo e a alma
Por Redação
(Thinkstock)
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A rotina agitada de trabalho, vida pessoal e doméstica pode tirar muitas pessoas do sério, causando estresse e cansaço excessivo. Assim, é preciso buscar alternativas para relaxar no fim do dia. Uma ótima opção são os exercícios leves, e muitos deles podem ser feitos em casa! Confira:

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Exercício de respiração em 6 passos 

A respiração profunda melhora a oxigenação das células do corpo e libera a tensão muscular
  • Sente-se de maneira confortável no chão ou em uma cadeira, deixando a coluna ereta.
  • Os olhos poderão ficar fechados ou abertos. Escolha a forma que achar mais relaxante.
  • Inspire o ar devagar, contando até 10.
  • Por 5 segundos segure o ar.
  • Expire contando até 10.
  • Repita esta sequência por 7 vezes. Com o passar do tempo, aumente gradualmente o número de repetições.

Segundo a especialista em Naturologia, Camila Zomer, a respiração profunda diminui a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação das células do corpo e do cérebro e liberando a tensão muscular.

Técnica de relaxamento muscular 

Esta atividade permite pequenas vibrações pelo corpo todo, eliminando as tensões

Para este exercício é preciso estar com a mente relaxada e estar confortável. Volte a concentração para algum ponto do seu corpo. Por exemplo, inicie a atividade pelo pé esquerdo, até começar a sentir pequenas vibrações que subirão pela perna e chegarão ao corpo todo, eliminando as tensões.

Meditar caminhando 

Permaneça alinhada, deixando braços e ombros soltos e voltando a atenção só para os passos

Não muito conhecida como a meditação tradicional, a prática de se caminhar meditando é indicada para as pessoas que têm dificuldades de concentração estando sentadas. Para começar, encontre um lugar tranquilo. Em seguida, é preciso pensar que não se tem um destino definido para esta caminhada. Tente andar sem sapatos para entrar em contato com a energia do solo.

Procure andar de maneira alinhada, deixando braços e ombros soltos e voltando a atenção apenas para os passos. Aos poucos, transfira o peso de um pé para o outro de forma que um deles fique totalmente leve em cada passo. É essencial caminhar lentamente, sentindo o movimento em todos os pontos das pernas – coxas, joelhos e panturrilhas – e dos pés – o dos dedos no chão, da palma e do toque do calcanhar.

Conserve o olhar voltado para o chão em uma distância de aproxidamente um metro do corpo -  não é preciso olhar para as pernas. Caso o pensamento se afaste para outras coisas, retorne aos poucos a atenção na meditação, respirando regular e pausadamente.

Ioga para iniciantes 

Esta sequência é simples, ótima para iniciantes e também pode ser feita em casa

A Ioga possui vários movimentos e alguns podem parecer difíceis para quem está começando. A saudação ao sol é uma das sequências mais conhecidas e é simples, podendo ser feita em casa.

Comece a atividade ficando em pé, com as palmas das mãos juntas em frente ao peito. Curve o tronco para trás com os braços esticados. Em seguida, volte o corpo para frente e leve as mãos até os pés. Coloque as palmas das mãos no chão, deixando um dos joelhos dobrados e a outra perna esticada para trás.

Deite de bruços e levante o tronco, deixando o peito bem aberto. Por fim, apoie as duas mãos e os dois pés no chão, de forma que as costas fiquem esticadas e os quadris para o alto.

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