7 formas diferentes de mudar o visual com os lenços

Aprenda a usar o acessório como bolsa, turbante e mais
Por Mariana Bueno
Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

O lenço é um dos acessórios mais clássicos e pode mudar completamente o visual. Mas qual o jeito certo de usar lenços? Há várias possibilidades, que vão depender do tecido, da estampa e das amarrações. “A pashmina, que é um tecido mais grosso e geralmente usado em dias mais frescos, deve ser usada como cachecol ou jogada sobre os ombros. Já um lenço de seda, que é mais maleável, pode ser utilizado de várias maneiras para criar looks cheios de classe e estilo”, afirma Gabriela da Silva, responsável pelo marketing de uma grife de joias.

Leia também:
Como usar lenços no inverno
Aprenda a fazer uma bolsa com lenços
7 penteados com lenços e turbantes para se inspirar

Por isso a principal dica é ter atenção ao escolher o tecido para não deixar o look muito carregado. "Por exemplo, um cachecol de lã e um maxi colar é exagero e deixa o look poluído”, diz. Mas, se você faz questão de um maxi brinco e não abre mão de usar lenço, a dica é usá-lo na bolsa ou no pulso, e não no pescoço.

Como usar lenços

Na bolsa

Um lenço pode dar cara nova ao look básico

Faça um nó próximo a cada uma das quatro pontas do lenço e depois una todas elas em um único nó. "Transformar um lenço em uma bolsa deixa o look mais hippie e combina com um look básico, calça jeans e camiseta branca", indica.

O lenço pode ser usado também enrolado na alça da bolsa, deixando-a com um ar mais clássico. 

No cabelo

Junte duas pontas do lenço formando um triângulo, jogue-o por cima da cabeça, sendo que a base do triângulo fica no topo e a ponta ao longo do cabelo nas costas. Leve as duas pontas da frente para trás e amarre com um nó simples, deixando as pontas caídas por baixo dos cabelos. "O lenço na cabeça serve para aqueles dias de bad hair e pode ser combinado a um vestido longo ou um saião", diz. 

Outra possibilidade é o turbante. Esconda as pontas do lenço formando uma faixa, depois envolva-o na cabeça começando pela parte de baixo. Ao chegar no topo, entrelace as pontas e retorne com elas até a base da cabeça, prendendo com um nó firme e discreto.

Bela Gil e Giovanna Ewbank com lenços no cabelo

No pulso

Junte duas pontas do lenço, formando um triângulo e enrole a partir da base do triângulo na largura desejada até a ponta. Cuide apenas para as partes da ponta não se soltarem, enrole ao redor do pulso sem que fique firme ou solto demais. Finalize com um nó simples ou um laço mais sofisticado. "No pulso o lenço se torna um acessório bem atual e substitui o uso de pulseiras", explica. 

Colete

Passe o lenço por trás do pescoço e una as extremidades na mesma altura, deixando-as como duas tiras soltas em frente ao tronco. Com um sinto, prenda-as junto ao corpo. No centro ficará um vazado e as costas de fora.

Cinto

Para isso não é preciso muita técnica. Basta esconder as pontas, ou apenas enrolar o lenço na cintura da forma com que você mais gostar e escolher um ponto para fazer um bom laço.

Frente única

Una duas pontas formando um triangulo, depois leve cada uma delas na altura dos ombros, amarrando-as por trás do pescoço. As pontas que sobraram em baixo, amarre por trás das costas, na altura da cintura. "O legal é fazer a parte da frente fechada com as costas de fora. Combina perfeitamente com uma calça jeans boyfriend", diz. 

Colar

Faça alguns nozinhos no lenço, um ao lado do outro, com pouca ou mais distância entre eles. Isso irá encurtá-lo e deixá-lo perfeito para ser usado como colar. "Fica legal com uma camisa com a gola bem levantada", ensina.

Matérias Recomendadas