Como parar com a menstruação imediatamente? É possível?

Médico explica o que pode ou não ser feito nesses casos
Por Mariana Bueno
Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Existem mulheres que, por diferentes motivos, optam por interromper a menstruação através do uso de médotos anticoncepcionais voltados para esse fim. Mas há também casos em que a mulher não faz uso de nenhum contraceptivo e deseja (ou precisa) parar imediatamente a menstruação.

Leia também:
Conheça cada fase do ciclo menstrual e seus sintomas
Calcinha que barra a menstruação: como funciona a novidade
Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

O ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler explica que, se um pouco antes do dia da menstruação chegar, a mulher decidir que não quer ela aconteça, uma estratégia é emendar ou iniciar uma cartela de pílula, independente da época do ciclo. "O ideal é utilizar pílulas de baixa dosagem ou pílulas desenvolvidas especificamente para este fim", orienta. 

Interromper a menstruação faz mal?

Mas ele faz um alerta às mulheres que querem tomar pílula para parar de menstruar: "É importante estar ciente de que mesmo usando pílula poderá ovular e engravidar. E saber também que o método pode não funcionar, ocorrendo o fluxo normalmente", diz. 

Se a menstruação já tiver descido, mas, por alguma razão, a mulher quiser interrompê-la, também é possível. "Isso pode ser conseguido com uso de hormônios, mas só devem ser utilizados com a orientação de um médico, pois todo medicamento possui efeitos colaterais, que vão depender do tipo de hormônio, da dose e da duração do tratamento", afirma.

Matérias Recomendadas