Sangramento fora do período menstrual: o que pode ser?

Entenda quais são as possíveis causas e saiba se é ou não um problema
Por Mariana Bueno
Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Ter algum tipo de sangramento fora do período menstrual costuma deixar muitas mulheres preocupadas. Segundo o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stockler, essa situação é conhecida como escape e pode ou não ser um problema, dependendo da causa.

Leia também:
Menstruar antes da pílula anticoncepcional acabar é normal?
Menstruação borra de café: o que é? Médico explica
Pílula contínua e sangramento: o que pode ser?

Causas do sangramento

O uso de anticoncepcionais hormonais, mesmo que corretamente, pode levar a um sangramento fora da época esperada, o que é chamado de 'escape'. Esse sangramento tomando anticoncepcional pode ocorrer tanto pelo esquecimento da pílula, quanto pelo uso prolongado de uma determinada pílula, Ou, ainda, por má adaptação ao método. Em qualquer um desses casos, a mulher não deve interromper cartela e continuar a tomar o medicamento regularmente.

Outra possível causa são as alterações hormonais. "O escape pode representar uma ação hormonal insuficiente sobre o tecido de dentro do útero, o endométrio, o qual se descama precocemente na forma de sangramento", explica.

Pode, ainda ser sinal de que há alguma infecção ou pólipos cervicais ou endometriais. Somente uma consulta com um especialista poderá afirmar exatamente do que se trata. Por isso, em todos os casos citados, é importante que a mulher busque atendimento médico quando notar algum sangramento fora da menstruação, para que possa passar por uma avaliação. "O ginecologista poderá indicar a troca do método por outra formulação ou dose hormonal", finaliza.

Matérias Recomendadas