3 receitas poderosas de mingau que vão transformar sua dieta

Antigas receitas da vovó foram reformuladas e ganharam espaço no cardápio de quem faz dieta e quer definir o corpo
Por Redação
(Thinkstock)
(Thinkstock)

O mingau de aveia deixou de ser apenas a tradicional receita da vovó e se tornou uma refeição funcional, isso porque a aveia ajuda a emagrecer. No entanto, o resultado só ocorre se o mingau for ingerido da forma correta. Além disso, é possível turbinar o efeito emagrecedor incluindo ingredientes potentes para o corpo.

Leia também:
Estou malhando e não consigo emagrecer: 11 soluções para secar 

Como emagrecer sem exercícios: quantas calorias seria necessário ingerir 
Dieta para emagrecer rápido é melhor que gradual: top 10 regimes para eliminar muito peso 

Benefícios do mingau de aveia

O mingau de aveia emagrece porque a aveia é rica em fibras e promove saciedade. Assim, evita a fome e controle a compulsão por comer fora de hora. A aveia também é fonte de minerais, como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E e proteínas.

Os nutrientes presentes no alimento transformam a aveia em uma grande aliada da saúde, pois facilita a digestão, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão arterial, controla a quantidade de açúcar no sangue e diminui o colesterol ruim.

Como consumir

A nutricionista Andrezza Botelho recomenda consumir um prato de mingau de manhã ou à noite. A receita deve ser usada como café da manhã ou jantar e não como ceia, a última refeição, após o jantar. A profissional indica ingerir um prato raso por dia, três vezes por semana.

Receitas de mingau de aveia para emagrecer

Mingau de aveia fit

O mingau de aveia ajuda a emagrecer, pois a aveia é rica em fibras e dá saciedade

Nesta receita, no lugar do leite integral, normalmente utilizado nas receitas de mingau, entra o desnatado, o leite de cereais, de amêndoas ou de arroz. Se preferir pode optar pela água de coco ou mesmo água. O farelo de aveia é o mais recomendado para emagrecer, pois contém mais fibras do que as versões em flocos, flocos finos ou farinha. O açúcar deve ser substituído por adoçante de forno ou ágave.

Misture os ingredientes em fogo baixo até formar o mingau. Para aumentar a queima de calorias, a Andrezza recomenda salpicar canela em pó ou colocar pedaços de goji berry.

Mingau de aveia proteico

A receita ensinada por Karina Bacchi é simples e leva whey protein

A receita de mingau da atriz Karina Bacchi para chapar emprega o whey protein de uma forma diferente, o que faz com que fique mais atrativo para o consumo. Para preparar o mingau, será preciso 200 ml de leite (se for de aveia, melhor); 3 colheres de sopa de aveia; 1 scoop de whey protein do sabor que preferir.

Em uma panela misture tudo e cozinhe por cerca de sete minutos, sempre em fogo médio. Não pare de mexer até que fique com a consistência de sua preferência – mais duro, mexa no fogo por um pouco mais de tempo e mais mole, por menos. A dica da Karina é adicionar banana em rodelas, canela, nozes ou mel.

Mingau de aveia e canela

Receita da nutricionista das famosas, Andrea Santa Rosa Garcia, leva apenas seis ingredientes

Esta receita emagrecedora é ensinada pela nutricionista das famosas, Andrea Santa Rosa Garcia. Você vai precisar de 150 a 200 ml de leite de amêndoas; um anis estrelado; 2 colheres de sopa de farelo de aveia; uma colher de sobremesa de açúcar demerara; uma colher de café de canela em pó e uma colher de sobremesa de amêndoas em lascas.

Adicione em uma panela o leite, o anis, a aveia e o açúcar e mexa até engrossar, mas fique alerta para não queimar o fundo. Depois de alcançar o ponto de mingau, acrescente a canela. Apague o fogo, mexa mais um pouco, retire o anis e sirva salpicada com as amêndoas.

Matérias Recomendadas