7 dicas para turbinar a absorção de vitaminas do seu organismo

Descubra por que consumir Vitamina C junto com alimentos com ferro é uma boa alternativa para o organismo e mais truques
Por Redação
(Thinkstock)
(Thinkstock)

As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e podem ser encontradas em um grande número de alimentos e também é possível obtê-las por meio de cápsulas. Mas, segundo a consultora nutricional Gabriela Forte, da Vitaminas Sundown Naturals, o horário certo e as combinações ao consumir as vitaminas faz a diferença. 

Leia também:
Guia das vitaminas: conheça as mais importantes e saiba consumir 
3 coisas que você precisa ter no corpo para nunca mais ficar gripada 
Qual é, qual é? Alimento BARATO, que emagrece e é bomba de vitaminas 

Para que a absorção das vitaminas pelo organismo seja mais eficiente, a especialista ensina sete regrinhas que são importantes de serem seguidas.

O período em que o cálcio tem a sua melhor absorção é no momento antes de dormir. Outra recomendação é consumir o suplemento longe do horário das refeições, porque o ambiente ácido do estômago necessário para sua melhor assimilação sofre alterações, dificultando a absorção.Para garantir a total absorção dos suplementos de ômega 3, o ideal é consumir sem outros nutrientes. Sua ingestão deve ser isolada, 30 minutos após a refeição principal ou depois de praticar a atividade física são períodos indicados para o consumo.Ou ainda em outro momento determinado pelo profissional da saúde.Evite comer alimentos ricos em fibras (pães, cereais e saladas são exemplos) junto com outros que tenham Vitamina C ou ferro. As fibras dificultam a absorção da maioria das vitaminas. Portanto, é importante que haja um intervalo de 40 minutos entre a ingestão destes alimentos.É melhor ingerir os suplementos compostos por cálcio e Vitamina D sem o acompanhamento do ferro por causa da diferença de pH que existe entre os dois nutrientes, o que pode atrapalhar na eficiência da absorção.O ideal é consumir os suplementos que possuem vitaminas lipossolúveis como as A, D, E e K junto com uma refeição mais substancial, como no horário do almoço. Isso porque essas vitaminas precisam do acompanhamento de gordura para serem melhores absorvidas. Consumir a Vitamina C junto com os alimentos que possuem ferro é uma ótima opção, porque um ajuda na absorção do outro.As vitaminas C e do Complexo B são solúveis em água e duram poucas horas na corrente sanguínea, por isso são um exemplo das vitaminas que se recomenda o consumo em dosagens mais baixas. Assim, o indicado é que a quantidade diária seja dividida em pequenas doses e administradas com intervalos a cada três horas, por exemplo.

Matérias Recomendadas