9 mudanças que acontecerão no seu corpo se você caminhar todos os dias

Caminhada promove o bem-estar, previne doenças e ajuda a emagrecer com saúde
Por Redação
(Thinkstock)
(Thinkstock)

Famosa por trazer inúmeros benefícios para o corpo, a caminhada combate doenças como a depressão, osteoporose, diabetes e até ajuda na perda de peso. Segundo o patologista neuromuscular, Dr. Beny Schmidt, caminhar é uma ótima alternativa para quem procura uma vida saudável.

Leia também:
Dicas para caminhada: como melhorar o desempenho 
Como passar da caminhada para a corrida: personal ensina evolução para emagrecer 
O que emagrece mais: esteira ou bicicleta? Especialista responde e indica treino 

Um dos benefícios da caminhada é que não é necessária uma carga muito grande da atividade para que ela passe a agir no organismo. O médico explica que o tempo ideal varia e depende da faixa etária de quem vai praticar. “Mas, de maneira geral, podemos dizer que uma pessoa que caminha uma hora e meia por dia já atinge um ótimo índice de atividade física diária”.

Saiba o que acontece no seu corpo se você adotar a caminhada como um exercício diário, de acordo com o Dr. Beny Schmidt.

Gasto de calorias - O especialista afirma que a caminhada na esteira é o exercício físico com maior gasto de calorias, pois a tendência é variar a intensidade dos passos. “No entanto, mesmo com menor queima calórica, caminhar ao ar livre é extremamente prazeroso”.Previne doenças cardíacas - Como consequência da melhora da circulação, há a prevenção de doenças cardíacas: “A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação”.Aumento da disposição - A endorfina deixa as pessoas que caminham mais dispostas durante o dia e melhora a qualidade do sono. Melhora a saúde do cérebro - Segundo o médico, um fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pela caminhada, que contribui de forma ativa para manter a saúde do órgão.Controle do diabetes - Aliada ao controle da dieta, a caminhada promove a redução da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, de acordo com o médico. Melhora a circulação - Para melhorar a circulação sanguínea é fundamental se movimentar. “A caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades”, detalha o patologista.Melhora a respiração - “Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar. Faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo”, ressalta Dr. Beny.Combate a depressão - Durante a caminhada há a liberação de endorfina pelo sistema nervoso central e ela é responsável pelas sensações de relaxamento, alegria e bem-estar, eficazes no combate à depressão. Combate a osteoporose - Com a exposição solar, a caminhada é o melhor investimento contra a osteoporose: “Usar os ossos é a melhor forma de cuidar deles”.

Matérias Recomendadas