Thinkstock
Thinkstock

Retenção de líquido, pressão alta e osteoporose são uns dos problemas que o excesso de sal no organismo pode causar à saúde. O sódio está presente em muitos alimentos e nos seus preparos, e mesmo sendo importante para o bom funcionamento do organismo, o seu consumo deve ser controlado, pois o exagero pode tornar esse ingrediente um vilão do corpo.  

Leia também:
Sódio nos alimentos: cálculo simples mostra quantidade na sua comida 
11 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia e nem se dá conta 
Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável

Consumo de sal recomendado por dia 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 5 g de sal por dia, pois o seu excesso pode causar diversos problemas de saúde, como hipertensão, inchaço, cálculo renal e arritmia cardíaca. Apesar de ser difícil tirá-lo totalmente do cardápio, é importante moderar o seu consumo e trocá-lo por ingredientes naturais, que não prejudicam a saúde e podem trazer vários benefícios.  

Temperos que substituem o sal 

Gengibre: tem ação digestiva, diurética e antisséptica. E além de ser usado no preparo de chás, ele pode temperar caldos, sopas e cozidos, sendo descartado no final do cozimento.Alecrim: tem ação antioxidante e anti-inflamatória e um ramo pode ser usado no preparo de molhos, ensopados e carnes.Alho: além de deixar os pratos mais saborosos, o alho reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo no sangue e elimina toxinas do organismo. Pode ser usado para preparar feijão, arroz, carnes e molhos.Coentro: ele melhora a digestão, fortalece os ossos e pode ser acrescentado na finalização dos pratos para temperar. Cominho: ½ colher (chá) pode ser usado para realçar o sabor do feijão, batata e outros vegetais. O cominho auxilia na digestão e previne anemia.Cebola: melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias e pode ser usada no preparo de vários alimentos, realçando os seus sabores. Hortelã: tem ação analgésica e antioxidante, ajuda na digestão e pode ser usado para temperar feijão, batata e carne de cordeiro.Limão: excelente tempero para saladas e peixes, o limão auxilia a digestão e regula a absorção de açúcares.Louro: pode ser usado para preparar feijão, carnes e ensopados. Promove a boa digestão e tem ação anti-inflamatória.Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, previne a hipertensão arterial e possui ação antioxidante. É um bom tempero para molhos, sopas e carnes. Orégano: colocar uma pitada de orégano na salada, em massas e carnes ajuda a deixar o sabor mais gostoso. Ele tem ação anti-inflamatória, auxilia na digestão e é fonte de antioxidantes. Pimenta: ajuda na redução do colesterol, melhora o sistema imunológico e auxilia na digestão. Poderoso termogênico, a pimenta pode ser usada como tempero para carnes e molhos.Salsinha: tem ação digestiva e é rica em antioxidantes. Vai bem no preparo de legumes, assados, sopas, massas e carnes.

Matérias Recomendadas