10 dicas para tirar fotos incríveis com o celular

Fotógrafo profissional ensina como fazer imagens de qualidade
Por Mariana Bueno
Crédito: Thinkstock
Crédito: Thinkstock

Celulares com câmera e aplicativos para compartilhamento de fotos estão cada vez mais populares. Difícil encontrar quem não goste de registrar seus momentos e dividí-los com os amigos e seguidores. Mas será que a rapidez para capturar o acontecimento pode atrapalhar na qualidade da foto do celular? O fotógrafo Kako Waldrich, de Blumenau (SC) diz que com algumas noções básicas de fotografia, o resultado pode ser quase profissional. Ele ensina algumas dicas:

Leia também:
7 aplicativos que turbinam sua foto, corrigem falhas e “embelezam”
Fotógrafa dá dicas para acertar nos registros de viagem
25 truques que te deixarão mais fotogênica

Como fazer boas fotos no celular

Tire sempre muitas fotos

Quanto mais imagens você tiver, maior serão as chances de ter uma que capture realmente o momento desejado. E, com o celular na mão, não tem desculpas. Tire muitas fotos para depois escolher a melhor.

Ao fotografar, chegue perto do seu foco

Nem todos os celulares têm zoom - e, quando têm, nem sempre são bons. Por isso, certifique-se de que você chegou perto do tema para capturá-lo. Mas não perto demais, para que as fotos não fiquem sem nitidez ou desfocadas. "Regra geral: fique um ou dois passos de distância do tema", ensina. Outra dica do fotógrafo é preencher bem o visor do celular para criar fotos com impacto maior. "Com a foto centralizada no tema, é possível revelar até mesmo os pequenos detalhes". 

Segure a câmera no nível dos olhos

Segundo o fotógrafo,  o ângulo do nível dos olhos criará um toque pessoal e convidativo para a foto, mesmo que o fotografado não esteja olhando para a câmera. "Quando você for tirar uma foto de uma pessoa, segure a câmera no nível dos olhos para liberar a força dos olhares atraentes e enfatizar os sorrisos. Para fotografar crianças e animais de estimação, deixe a câmera no nível dos olhos deles", diz. 

A câmera deve estar no nível dos olhos dos fotografados 

Preste atenção na luz

Luz baixa é sinônimo de foto ruim. Por isso, prefira ambiente com luz intensa ou use o flash embutido. "Sob a luz do sol, encontre uma posição em que o sol ilumine o tema, já em ambientes fechados, acenda luzes para iluminar".

Prefira ambientes com fundos simples

Quanto mais simples o ambiente, mais claro o tema da foto será mostrado. Observe bem o lugar antes de fotografar e certifique-se de que não há uma árvore saindo de trás da cabeça da pessoa e nem um carro 'pendurado' na orelha.

Procure ângulos diferentes

Isso irá adicionar detalhes variados e interessantes em suas imagens. "Tire várias fotos em ângulos diferentes, deixe as que você gosta e apague as outras", sugere.

Busque vários ângulos e depois escolha o que ficou melhor

Defina a resolução da câmera como alta

Geralmente as câmeras fotográficas de celulares possuem a opção de resolução baixa, média e alta. "Configurar a câmera do celular em níveis altos de resolução proporciona a melhor qualidade de foto, essa diferença pode não ser notada no visor do celular, mas será percebida no computador", diz o fotógrafo.

Mantenha o fotografado parado

Um pequeno movimento, como balançar as mãos, logo após o disparo da foto, pode deixar a imagem desfocada. Isso porque a foto ainda está sendo processada. Por isso a dica e manter o fotografado parado por pelo menos dois segundos após o clique.

Seja educado e correto ao fotografar

Se você quer tirar uma foto de uma pessoa que não conhece ou em situações em que há mais gente que possa aparecer nas suas imagens, peça permissão antes. E se o ambiente proíbe câmeras ou celulares, respeite. São dicas de etiqueta que fazem toda a diferença.

Aplicativos podem ajudar a melhorar o resultado das fotos 

Utilize aplicativos que não deformem a sua fotografia

Há muitos aplicativos de foto e alguns filtros que podem melhorar a imagem capturada. Mas se não usados da forma correta, podem ter o efeito contrário e deformar a fotografia, transformando-as em verdadeiras aberrações. Se não sabe usá-los, peça dicas a quem sabe.

Matérias Recomendadas