O que faz um homem voltar para a ex?

Um belo dia seu namorado termina com você. Tempos depois, tcham tcham tcham tcham: o cara volta! A pergunta é: afinal, o que o fez mudar de idéia? A gente descobriu pra você…  Por Camila Pratti Você namora há um tempão e é louca pelo cara. Faz mil planos, pensa em casar ou juntar as escovas de [...]
Por Redação

Um belo dia seu namorado termina com você. Tempos depois, tcham tcham tcham tcham: o cara volta! A pergunta é: afinal, o que o fez mudar de idéia? A gente descobriu pra você... 

Por Camila Pratti

Você namora há um tempão e é louca pelo cara. Faz mil planos, pensa em casar ou juntar as escovas de dente, ter um baby, um cantinho só de vocês... enfim, tudo aquilo com que sonha uma mulher apaixonada. Mas um belo dia, ou melhor, num dia bizarro, o seu amado solta a frase "Vamos dar um tempo?". Você quer morrer e por pouco não perde o chão. Passam mil coisas pela sua cabeça: "será que ele tem outra?", "será que ele se meteu em alguma seita?", "será que ele tá com saudades de enfiar o pé na jaca?"... Afinal, tudo o que você planejou foi pras cucuias e acabou tão rápido quanto o tempo em que o foguete brasileiro ficou no ar...

Detalhe: ele explodiu ainda no centro de lançamento. O tempo passa, a uva passa e você vai perdendo as esperanças, mas num belo dia de chuva ele chega todo molhado na sua casa e diz: "Amor, eu voltei. Agora pra ficar..."

Por que eles querem a tal da "liberdade"?

 

"Estamos em uma época de festa dos sexos, cada vez mais voltados para o erotismo e preocupados apenas com o bom desempenho sexual. Você transa com uma pessoa hoje, outra amanhã, tudo sem compromisso, e isso fascina os homens", diz o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Jr. (RJ). Por conta desse fast-food sexual, muitos deles ficam animadíssimos com a idéia de explorarem vários playgrounds e acabam tendo medo de perder essa tal "liberdade". Por isso, de uma hora pra outra, resolvem terminar o namoro. "O homem está se esquecendo de ser romântico. Ele é frio e quer gozar rápido", afirma o terapeuta.

 

[quebra]

 

Aí, pimba! Ele volta... 

 

 

Passados alguns dias, meses ou até anos depois do fora, a ficha dele cai. "Ele faz um check-list, um comparativo entre as outras mulheres que passaram pela vida dele nesse tempo e relembra as qualidades da ex-namorada", analisa Cláudya Toledo, terapeuta de casais e diretora da agência de relacionamentos A2 Encontros (SP). É inevitável que ele lembre do quanto você era liberal quando ele queria sair para tomar uma cerveja com os amigos, ao contrário da sua "substituta" que fazia o maior escândalo e ceninhas de ciúme toda vez que ele saía. Ou da afinidade musical de vocês, enquanto "a outra" curtia música sertaneja e, ele, punk rock.

"Ela era apenas brasa, por isso, o fogo apagou rapidinho", diz a terapeuta. Quando o cara procura a ex, está em busca de uma relação mais sólida, que engloba atração afetiva, física e sexual, além de entusiasmo, dedicação e respeito. Este é o significado real do amor.

Até os pinguins voltam...

Lembra daquele velho ditado "o homem pensa com a cabeça de baixo"? Eles não podem ver um rabo-de-saia. Quando eles se juntam em busca de uma parceira para a dança do acasalamento, pior ainda. Parece cena do documentário A marcha dos pingüins: os machos ficam malucos ao olhar para as fêmeas e, às vezes, dois ou três saem correndo atrás da mesma e acabam brigando por ela a tapa.

 

Mas, depois que cada um encontra sua cara-metade, tudo muda de figura. Os amantes se tornam cúmplices. Eles agüentam firme o inverno pesado da Antártica e se revezam para cuidar do filhote. Apesar da luta contra o frio, eles têm uma relação bem quente. No final das contas, é mais ou menos isso que acaba acontecendo com os homens. "Apesar de serem aventureiros e separarem com facilidade o desejo sexual da atração afetiva, eles voltam para a ex quando enxergam o relacionamento por inteiro", explica o dr. Amaury Mendes Jr.

 

Na próxima página: DICAS PARA O EX SE JOGAR AOS SEUS PÉS!