10 mitos e verdades sobre o emagrecimento

Comer carboidrato à noite engorda? E chá verde, ele queima calorias? Descubra este e outros mitos
Por Marina Lopes
Shutterstock
Shutterstock

A maioria das mulheres acha que tem alguns quilinhos a perder, não importa o que os outros lhe digam. Algumas querem eliminar peso para sempre, enquanto outras apenas desejam entrar no vestido incrível da festa do fim de semana.

Leia também:

Conheça 10 alimentos que ajudam a emagrecer

Sopa de legumes com quinoa é amiga da dieta

Chia para emagrecer rápido

O fato é que o emagrecimento está cercado de informações equivocadas, que se não forem esclarecidas, podem colocar a dieta e a saúde em risco. A nutricionista do grupo Nutricionista Associadas, Ana Paula Lins, desvenda 10 mitos muito comuns.

1) Água morna com limão de manhã emagrece?

O ácido cítrico presente no limão tem ação adstringente, ajudando o corpo a eliminar toxinas e gorduras, mas não há fundamento científico na ação emagrecedora da mistura. Contudo, a água morna ajuda a descolar as fezes ressecadas da parece de intestino e consequentemente diminui o estufamento abdominal.

2) Refrigerante diet é melhor do que o normal

Shutterstock Shutterstock

Os refrigerantes dietéticos contêm mais sódio do que os normais, além de serem ricos em edulcorantes artificiais. Por isso, diet ou normal, o refrigerante deve ser evitado.

3) Comer carboidrato à noite engorda

Não engorda, é só não abusar. Se você comer de maneira regrada e sem excessos, o organismo, ao acordar no dia seguinte, terá chance de voltar a gastar energia. Dê preferência aos carboidratos integrais.

4) Maçã piora a prisão de ventre

Pelo contrário, melhora! A parte interna da fruta, principalmente o “miolo” onde ficam as sementes, é rica em uma substância chamada pectina, que auxilia a queima do gordura e contribui para o funcionamento do intestino.

5) Musculação não é indicada para quem quer perder peso

A musculação aumenta a massa magra e quanto mais músculos, mais calorias o corpo gasta para se manter. Além disso, qualquer atividade física é importante para aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gordura.

 6) Corrida é melhor do que caminhada

Realizar um treino intervalado de caminhada  pode ser mais eficientes do que correr horas na esteira. O importante é que você respeite os limites do seu corpo e procure a orientação de um profissional de educação física.

7) Shakes substituem as refeições principais

Os shakes industrializados contêm uma série de aditivos químicos e podem não apresentar todos os nutrientes de que você precisa. É importante considerar que a reeducação alimentar traz benefícios que vão além do emagrecimento: você treina a mastigação, a saciedade e conhece melhor o seu organismo. Nos intervalos das refeições principais, que tal apostar em um shake caseiro com semente de chia?

Shutterstock Shutterstock

8) Frutas podem ser consumidas à vontade

As frutas são ricas em frutose, um tipo de carboidrato. Para não comprometer a dieta, o ideal é comer no máximo cinco porções por dia.

9) Chá verde ajuda a queimar calorias

O chá verde é um alimento com propriedades termogênicas, o que aumenta o gasto calórico do organismo. Contudo, devido à presença de cafeína na erva, pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou arritmia devem evitar o consumo excessivo destes chás, bem como pessoas com gastrite e/ou dificuldades para dormir. A nutricionista indica que sejam consumidas apenas duas xícaras por dia

10) Fazer jejum por alguns períodos acelera o emagrecimento

Muito pelo contrário. O jejum prolongado pode trazer prejuízos, não contribui para o funcionamento do metabolismo, além de desregular os hormônios que auxiliam no mecanismo de fome e saciedade. E muitas vezes, predispões a compulsão alimentar em determinados horários.

 

 

Matérias Recomendadas