Biomassa de banana verde emagrece; veja outros benefícios

Culinarista funcional lista os benefícios e ensina como consumir a mistura
Por Redação
Thinkstock
Thinkstock

Rica em potássio e muitos outros nutrientes benéficos à saúde, a banana é um dos superalimementos. Contudo, à medida que a fruta amadurece, o amido da banana é convertido em açúcar, por isso, quando madura, ela é um alimento de alto valor energético.

Leia também

Banana alivia a TPM e ajuda o intestino a funcionar 

Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde 

Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doenças 

Por isso, uma das alternativas é consumir a banana ainda verde. Segundo a culinarista funcional Lidiane Barbosa, além da farinha de banana verde, uma das maneiras de aproveitar as propriedades da banana verde é por meio de sua biomassa, um composto 100% natural que pode ser feito em casa.

Benefícios da biomassa

“É uma massa pouco calórica, com alto teor de amido e baixo teor de açúcares”, afirma Lidiane. Além disso, por ser de um fruto ainda verde, a biomassa de banana verde atua na proteção da mucosa gástrica, auxilia no trânsito intestinal e promove a prevenção de doenças como câncer do intestino.

De acordo com a especialista, como possui baixo índice glicêmico, a biomassa faz com que a sua digestão e absorção pelo organismo seja mais lenta aumentando a sensação de saciedade, o que contribui para o processo de emagrecimento.

“É também fonte de inúmeras vitaminas, entre elas as do complexo B que promovem aumento do pique e energia”, completa Lidiane.

Como consumir

Segundo Lidiane, a biomassa pode ser usada nas receitas no lugar de leite condensado, creme de leite, leite, maionese entre outros. ”Não possui gosto, por isso, não ira alterar em nada o sabor. A maioria das pessoas que não conhece acha que, ao acrescentarmos a mistura às preparações, tudo ficará com sabor de banana o que não acontece”, explica.

Matérias Recomendadas