Cuidados com a pele no outono

Tomar sol com freqüência é saúde, mas mesmo nas estações mais frias, é necessário passar protetor solar * Dr. Moises Chencinski O sol é essencial para todos os seres vivos sobre a superfície da Terra e no outono, mesmo aparecendo de forma tímida, requer cuidados e proteção. Ele é o responsável pela fotossíntese nas plantas (que absorvem [...]
Por Redação

Tomar sol com freqüência é saúde, mas mesmo nas estações mais frias, é necessário passar protetor solar

* Dr. Moises Chencinski

O sol é essencial para todos os seres vivos sobre a superfície da Terra e no outono, mesmo aparecendo de forma tímida, requer cuidados e proteção. Ele é o responsável pela fotossíntese nas plantas (que absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio na atmosfera para que nós respiremos).

Também é responsável pela produção e absorção da vitamina D pelo nosso organismo, transformando a pró-vitamina D que está em nossa pele em vitamina D, fundamental para levar o cálcio do sangue para os ossos.

Portanto, tomar sol com freqüência é uma questão de saúde! Mas atenção: para ajudar o organismo a produzir vitamina D, basta tomar de cinco a dez minutos de sol, duas vezes por semana, evitando o período entre 10 e 16 horas.

Mas, antes de falarmos sobre o sol e os problemas em sua pele, que tal conhecer um pouco a sua pele? Ela é formada por 3 camadas:

- epiderme que é a mais externa. Ela nos protege da entrada de bactérias, da perda de água pelo corpo. É aqui que você passa cremes, pomadas e protetores solares;

- derme (o miolo desse sanduíche) onde estão os vasos sangüíneos, terminações nervosas que nos fazem ter as sensações de frio, calor, dor, coceira, etc. Algumas vacinas são aplicadas aqui (intra-dérmicas);

- hipoderme que contém as células gordurosas (alguns têm mais e outros menos). Ela ajuda a manter nossa temperatura do corpo mais constante.

Mesmo com toda essa proteção, há substâncias que ultrapassam essas barreiras e, especialmente em crianças e idosos, penetram na pele entram na corrente sangüínea, podendo trazer problemas à nossa saúde.

Matérias Recomendadas