Noivas da realeza

Relembre os vestidos de noiva usados pelas princesas europeias em seus casamentos. Luxo!
Por Redação
Divulgação
Divulgação

Por Renata Pacheco

Quem nunca fez planos do que vestir no casamento e de como transformar o momento em conto de fadas? E, para algumas poucas mulheres, o sonho de tornar-se princesa na hora do "sim" pode virar, de fato, realidade. Os luxuosos casamentos da realeza despertam a curiosidade e chamam a atenção de todo o mundo. Relembre os vestidos de noiva usados pelas princesas europeias.

Kate Midleton encara este conto de fadas da vida real. O matrimônio com o príncipe William acontece no dia 29 de abril e a cerimônia tem tudo para ser uma das mais badaladas do século. O segredo do vestido está guardado a sete chaves. Apesar do nome Bruce Oldfield ser o mais cotado para a autoria do traje, a casa Alexander McQueen também é bastante citada como possível autora do traje. No entanto, tudo indica que a futura princesa usará dois vestidos, já que o vestido da cerimônia real costuma ser muito grande para que ela possa aproveitar sua festa.

No caso de Lady Diana e príncipe Charles, que aconteceu em 29 de julho de 1981, foi exatamente assim. Charles, na época com 33 anos, herdeiro do trono da Inglaterra, selava sua união com Diana, uma jovem de 20 anos, professora de jardim de infância. Na igreja, 2.500 convidados assistiram à entrada triunfal da noiva na catedral de Saint Paul. A aliança era uma safira de 18 quilates rodeada por diamantes. O vestido era de tafetá marfim, desenhado por David e Elizabeth Emanuel, tinha um véu de quase oito metros de comprimento.

O príncipe dinamarquês Frederick e a princesa Mary Donaldson celebraram a união no dia 14 de maio de 2000 na Catedral de Copenhague. Para a ocasião, ela usou um vestido desenhado pelo estilista dinamarquês Uffe Frank. Zadok the Priest, composta por George Frideric Handel para a coroação britânica, foi tocada para a entrada de Mary na igreja. Quando o noivado entre o príncipe-herdeiro Haakon e Mette-Marit Tjessem foi anunciado em 1°de dezembro de 2000, muitos noruegueses sentiram que a escolha do príncipe era inadequada. No entanto, o casamento ocorreu na Catedral de Oslo, no dia 25 de agosto de 2001.

A noiva entrou no altar com um vestido romântico pelo designer norueguês Ove Harder Finseth. O estilista elaborou um vestido rico em crepe de seda na cor marfim com linhas clássicas - tudo inspirado pelo vestido usado pela Rainha Maud, avó de Haakon da Noruega quando casou-se com o rei Haakon VII. O vestido era de manga comprida e tinha uma longa cauda de dois metros.

Máxima Zorreguieta e Guilherme Alexandre da Holanda casaram-se no dia 2 de fevereiro de 2002. Ele é o filho mais velho da Rainha Beatriz da Holanda. A cerimônia civil aconteceu em Beurs van Berlage, em Amsterdã. A cerimônia religiosa, por sua vez, ocorreu em Nieuwe Kerk, também na Capital. O vestido de casamento da princesa foi desenhado pelo estilista Valentino Garavani. O casal se conheceu em Sevilha, na Espanha, durante a Feira de Abril.

Letizia Ortiz é a atual esposa do herdeiro da Coroa espanhola, Felipe de Bordón. O casamento aconteceu no dia 22 de maio de 2004 na Catedral de Santa María la Real de la Almudena, em Madri. O vestido de noiva de Letizia foi confeccionado pelo estilista Manuel Pertegaz. Foi um traje suntuoso com um decote "modesto, nada generoso", segundo Pertegaz. O tom oscilava entre branco e marfim. Pertegaz era o costureiro preferido da alta sociedade espanhola na década de 70, além de vestir mitos como as atrizes Ava Gardner e Audrey Hepburn e a ex-primeira-dama americana Jacqueline Kennedy.

Diana de Cadaval e o príncipe francês Charles Philippe d'Orléans se casaram em junho de 2008. Conduzida até o altar por D. Duarte de Bragança, seu padrinho de batismo, sob o olhar atento dos 400 convidados, a 11ª duquesa de Cadaval e o príncipe Charles-Philippe d'Orléans, duque de Anjou, se casaram na Catedral de Évora, em cerimónia religiosa ministrada pelo arcebispo emérito de Évora, D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia. O vestido da noiva foi de autoria da amiga da família, a estilista Carolina Herrera. Um modelo exclusivo. As alianças foram de Van Cleef & Arpels e a tiara de diamentes e pérolas do acervo da família.

Victoria da Suécia e Daniel Westling se casaram em 19 de junho de 2010. A moça escolheu o sueco Pär Engsheden para desenhar seu vestido de noiva, confeccionado em cetim duquese cor creme. Com uma pequena gola que caía sobre os ombros e mangas muito curtas, o decote terminava em "V" nas costas. A cauda tinha cerca de cinco metros e o véu em renda era preso com tiaras pertencentes à coroa real sueca. Victoria surpreendeu pela simplicidade do modelo escolhido.