Esporte ideal para cada idade da criança

Atividades ajudam a melhorar qualidade de vida, mas devem estar adequadas à faixa etária
Por Redação
Esporte ideal para cada idade da criança

Incentivar as crianças a se exercitarem desde pequenas é importante, pois a prática auxilia no desenvolvimento biológico, social e físico. "Hábitos saudáveis adquiridos desde cedo ajudam a criança a ter uma melhor qualidade de vida quando adulta, prevenindo possíveis doenças causadas pelo sedentarismo", afirma o médico Fabiano Prata,especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz, em são Paulo.

Leia também:

Existe uma atividade física ideal para cada idade

Qual a melhor idade para praticar cada esporte?

Pilates melhora o desenvolvimento da criança

Mas nada de forçá-los. As atividades físicas infantis precisam ser mais uma diversão do que uma obrigação e os pais precisam ter cuidado para não sobrecarregar a criança. O médico explica que, como a infância é um período de crescimento ósseo e amadurecimento biológico, as atividades muito pesadas podem causar problemas na formação dos músculos.

O ideal é buscar exercícios adequados para cada fase da criança. “Para encontrar a atividade mais adequada para casa período da infância, é importante respeitar o estágio de desenvolvimento neuropsicomotor da criança de acordo com sua faixa etária”, diz.

Melhores esportes para crianças

Até completar o primeiro ano de vida, é indicado que as atividades básicas sejam caminhar e nadar. "A natação para bebês é um dos esportes mais indicados, uma vez que ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura", diz.esporte-ideal-idade-crianca-3

De 1 a 6 anos, além da natação, as crianças devem subir e descer escadas e se adaptar aos diferentes terrenos. E entre 6 e 12, os pais já podem colocar os filhos em escolinhas de esportes, importante para que eles aprendam técnicas e regras, além de conhecerem suas aptidões físicas e estimularem a competitividade. "Esportes como vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades, aprender a perder e ganhar", explica.

esporte-ideal-idade-crianca-2

A musculação, muito procurada pelos adolescentes, pode ser iniciada a partir dos 12 anos para as meninas (após a primeira menstruação), e aos 15 anos para os meninos (após o estirão de crescimento). "A musculação exige cuidados redobrados, pois pode causar lesões nas articulações", ressalta.

Matérias Recomendadas