Como combinar cores de roupas

Não precisamos mais ser dependentes do preto e branco na moda: que tal aprender a combinar cores de roupas e vestir-se de colorido sem medo? Dar cor ao look é uma ótima maneira de criar um estilo único e também nos faz parecer mais jovem e alegre. Mas a questão é como usar cores nas roupas sem parecer um arco-íris.

Por isso, hoje o Imulher trouxe dicas especiais para você saber misturar cores a partir de sua composição. E assim, te deixar livre para escolher o que usar e criar combinações que mais te deixem com estilo.

Primeiro vamos aprender sobre as cores.

As Cores primárias

As cores primárias são vermelho, azul e amarelo, além de todos os outros derivados de suas combinações. Eles são personalidades fortes e sua presença é suficiente para dar cor para o visual, por isso são perfeitos para usar sozinhas.

O look monocromático (de uma só cor) alonga e afina a silhueta, além deixar a aparência elegante, mas claro que você tem que saber como combiná-los. Colocar dos pés à cabeça, ou seja, usar 100% de uma única cor é um grande erro.

Se você se veste todo de vermelho, por exemplo, vão olhar seu look como se fosse grosseiro demais. Assim como com o amarelo ou o azul. Existem várias opções para a criação de um visual elegante monocromático:

  • Use cores diferentes ou faixas de cor
  • Combine com cores neutras como branco, preto ou cinza.
  • Misture cores primárias entre si quando complementada por tons neutros.

Por exemplo, experimente usar um clássico jeans azul, uma camisa cinza, sapatos vermelhos e uma carteira em algum tom de amarelo. Ficaria lindo, não?

As cores complementares

Para saber qual cor que complementa outra observe a roda de cores: as cores complementares são as que estão na frente. Assim, o azul é complementar ao violeta e o laranja ao amarelo.

Como-combinar-cores-de-roupas-1.jpg

Uma boa opção é combinar duas cores complementares, com uma roupa de cor neutra que não é tão contrastante. Cuidado com a utilização complementar de vermelho e verde. Use-os criteriosamente, ok?

Cores análogas

Em palavras simples, cores análogas são cores que se assemelham. Para saber que cor escolher use a roda de cores acima: cores análogas são aquelas encontradas em ambos os lados. Um olhar com cor análoga é harmonioso e elegante. Nunca falha!

E agora que você tem uma idéia melhor das cores, duas dicas de moda para lembrar.

Como-combinar-cores-de-roupas-2.jpg

Mais dicas para combinar cores

Vestido colorido é jovem, fresh, irradia energia boa e diversão. No entanto, há momentos em que temos que moderar: mesmo se a tendência de cores neon é uma das mais vistas destas últimas temporadas, não vamos usar amarelo neon em um vestido para ir ao traballho, certo?

Nesses casos, você tem que se vestir de forma mais conservadora, escolhendo uma cor especial e combinando com tons de branco, preto ou neutro, como nude ou azul marinho.

Se você não está acostumado a usar cor porque é muito clássica, atualize seu guarda-roupa adicionando uma roupa colorida. Teste apenas quais deixam seu corpo mais a favor ou não.

Esperamos que este guia te dê uma pista de que experimentar na moda é tudo. E se você quiser mais ideias para vestir-se, acompanhe nossas dicas de moda aqui no site!

Matérias Recomendadas