O que é triathlon

Por Redação
O que é triathlon

Triathlon é uma palavra de origem grega que significa “três competições” e é exatamente isso: um esporte que envolve três modalidades: natação, bicicleta e corrida. Nascido na França na década de 20, vem ganhando espaço, destaque na mídia -- principalmente com o crescimento da modalidade nas Olimpíadas-- e milhares de adeptos nos últimos anos. O motivo é o mix de endorfina, adrenalina e corpo sarado traz na esteira dos seus muitos e exigentes treinos. Descubra agora o que é triathlon e suas curiosidades para você emagrecer com saúde também.

Triathlon: três vezes mais sarada

Porque vamos combinar que treinar três modalidades toda semana não é para as fracas! As provinhas de triathlon costumam começar a partir de distâncias como 400m de natação + 20Km de bike + 5km de corrida, mas a grande meta dos triatletas é o maior e mais duro circuito de triathlon do mundo, o Ironman (que significa Homem de Ferro em inglês), com 3,86km nadando + 180 km pedalando + 42km correndo (uma maratona).

o-que-e-triathlon-1.jpg

Claro que ninguém precisa almejar ser uma “Ironwoman” para curtir os benefícios do triathlon. A maior vantagem é que você trabalha o corpo todo, perde barriga e queima uma enormidade de calorias, além de variar bastante os treinos, ou seja, é bem mais difícil de enjoar. E, para quem está querendo economizar, dá para fazer a parte da corrida e da bike na rua ou na academia, como por exemplo as aulas de spinning, só seguindo planilhas.

Dicas para praticar triathlon

Tenha uma planilha

Para iniciar no esporte do jeito certo, o ideal é contar com a orientação de um profissional (depois de ter feito uma avaliação física, claro!). É possível encontrar assessorias esportivas em todo o Brasil, ou para quem quer economizar, usar planilhas online e fazer os treinos sozinha ou com a supervisão de um professor da sua academia. Só não vale sair nadando, pedalando e correndo por conta própria, que é lesão na certa!

Pratique esportes na água

O treino de natação pode ser feito na academia ou no clube. O que não pode faltar é o maiô de natação, a touca e o óculos para proteger os olhos do cloro. As provas de triathlon são normalmente no mar, então é indispensável ter uma roupa de neoprene, que pode ser curta, tipo macaquinho, ou comprida, para as temperaturas mais frias.

o-que-e-triathlon-2.jpg

Ache a bike certa

Não precisa correr atrás do último modelo e, se você é iniciante, não precisa nem mesmo comprar uma bicicleta específica de triathlon, pode começar com uma de estrada (mas não uma mountain bike). A roupa de ciclismo, com bermudas acolchoadas, camisetas de tecido tecnológico com bolsos, sapatilhas e óculos leves, é uma boa pedida. Obrigatório mesmo, é o capacete e uma garrafinha de água aerodinâmica.

Corrida, a que decide tudo

Quem faz prova de triathlon sabe que a modalidade decisiva é sempre a última, ou seja, fazer corrida. Aqui o que você vai precisar é de um tênis de corrida de qualidade, resistente e confortável, um relógio ou celular com apps de corrida para acompanhar seus treinos e de muita disposição.

Agora que você já sabe o que é triathlon, por mais exaustivo que pareça acredite: qualquer pessoa pode fazer uma prova, é só treinar certinho, fazer amigos que também estejam na mesma onda e se divertir muito no processo!

Matérias Recomendadas