O que comer durante o treino

Agora que já falamos sobre o que comer antes de treinar, vamos falar sobre o que comer durante o treino. Vale ressaltar novamente que não adianta comer mal e não se hidratar e tentar compensar tudo algumas horas antes ou enquanto estiver malhando, acredite em mim, não funciona.

Nosso corpo precisa ter energia armazenada ao longo de vários dias, senão na hora de fazer força corremos o risco de sentir fraqueza ou pior ainda: começarmos a queimar massa magra ao invés de gordura. Mas como você se alimentou direitinho e segue nossas dicas está pronta para seu treino de corrida, pedalada ou malhação - mas como se alimentar durante o exercício? Veja o nosso guia de acordo com o seu tipo de treino:

Treinos de até 1h

o-que-comer-durante-o-treino-1.jpg

Se você treina até 60 minutos, seu treino é considerado de curta duração e a receita é a mais simples possível: beba água. Mesmo que você use bastante intensidade, 1 hora não é o suficiente para você precisar repor sais minerais durante o próprio exercício, só depois.

Mas treinar por uma hora vai fazer você suar e perder água, que precisa ser reposta o mais rápido possível para evitar a desidratação. Então nada de achar que a perda de peso durante o exercício significa que você emagreceu: só significa que você perdeu água (e não gordura) e isso na verdade só dificulta a perda da barriguinha.

O ideal é tomar o equivalente a meio copo de água a cada 20 minutos, ou seja, uma garrafinha de 600ml ou 700ml serve perfeitamente para seu treino. Evite tomar isotônicos e bebidas esportivas durante o exercícios de até 1 hora, pois elas são bastante calóricas e não são necessárias neste tipo de treino, podendo até atrapalhar se sua intenção for emagrecer com saúde. Uma boa aternativa se você quiser variar da água é a água de coco, desde que seja natural e não de caixinha.

Treino acima de 1 hora

o-que-comer-durante-o-treino-2.jpg

Depois de 60 mintuos, o corpo já perdeu eletrólitos (líquidos e sais minerais) suficientes através do suor para precisar de mais combustível ainda durante o treino, além de carboidratos para continuar correndo, pedalando ou malhando. Agora sim é o momento de repor as energias. O ideal é consumir entre 30g e 60g de carboidratos a cada hora de exercício. Veja algumas sugestões do que consumir:

Frutas secas + água de coco

Esta é a opção mais natural e a minha predileta para comer durante o treino: escolha um tipo de fruta seca por vez para facilitar a digestão. Uma boa idéia é usar tâmaras, damascos, figos ou bananas passas, que são bem energéticos e dão uma inejção de ânimo no treino. Para acompanhar, água de coco natural, que garante a hidratação e a reposição de líquidos sem irritar o estômago.

Gel esportivo + água

Outra opção, esta bem prática para quem está fazendo um treino longo de corrida ou bike, é levar um gel de carboidratos e consumir um sachê a cada 45 ou 60 minutos (mas só se for treinar por mais de 1 hora). Existem várias marcas como por exemplo GU, Accel, Exceed, Honey Stinger, VO2 e Hammer e uma grande variedade de sabores como chocolate, baunilha, café, laranja, banana, limão e romã, alguns só com carboidrato e outros que juntam um pouco de proteína junto, estes últimos ideais para quem vai fazer muita força por 2 horas ou mais.

Se nunca tomou gel, vale experimentar marcas diferentes e ver com qual você se adapta melhor: algumas tem um gel mais denso, outras mais líquido, outras ainda tem mix de sabores e algumas apresentam opções de sachês e balinhas. Se for optar pelo gel, troque o isotônico pela água e tome sempre junto com o gel, para facilitar a digestão.

Isotônico

As bebidas isotônicas normalmente repõem o suficiente para um treino de até 1h30, dispensando o gel e alimentos. Deve ser consumido a cada 45 a 60 minutos de treinos (para treinos de mais de 1 hora). Se o treino for mais longo do que isso é preciso alternar o isotônico com alimentos, barrinhas energéticas ou gel esportivo.

Prontas para treinar? Agora que você já sabem o que comer durante o treino, preparem sua garrafinhas e vamos suar a camiseta!

Matérias Recomendadas