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7 dicas para turbinar a absorção de vitaminas do seu organismo

As vitaminas são nutrientes essenciais para o organismo e podem ser encontradas em um grande número de alimentos e também é possível obtê-las por meio de cápsulas. Mas, segundo a consultora nutricional Gabriela Forte, da Vitaminas Sundown Naturals, o horário certo e as combinações ao consumir as vitaminas faz a diferença. 

O período em que o cálcio tem a sua melhor absorção é no momento antes de dormir. Outra recomendação é consumir o suplemento longe do horário das refeições, porque o ambiente ácido do estômago necessário para sua melhor assimilação sofre alterações, dificultando a absorção.Para garantir a total absorção dos suplementos de ômega 3, o ideal é consumir sem outros nutrientes. Sua ingestão deve ser isolada, 30 minutos após a refeição principal ou depois de praticar a atividade física são períodos indicados para o consumo.Ou ainda em outro momento determinado pelo profissional da saúde.Evite comer alimentos ricos em fibras (pães, cereais e saladas são exemplos) junto com outros que tenham Vitamina C ou ferro. As fibras dificultam a absorção da maioria das vitaminas. Portanto, é importante que haja um intervalo de 40 minutos entre a ingestão destes alimentos.É melhor ingerir os suplementos compostos por cálcio e Vitamina D sem o acompanhamento do ferro por causa da diferença de pH que existe entre os dois nutrientes, o que pode atrapalhar na eficiência da absorção.O ideal é consumir os suplementos que possuem vitaminas lipossolúveis como as A, D, E e K junto com uma refeição mais substancial, como no horário do almoço. Isso porque essas vitaminas precisam do acompanhamento de gordura para serem melhores absorvidas. Consumir a Vitamina C junto com os alimentos que possuem ferro é uma ótima opção, porque um ajuda na absorção do outro.As vitaminas C e do Complexo B são solúveis em água e duram poucas horas na corrente sanguínea, por isso são um exemplo das vitaminas que se recomenda o consumo em dosagens mais baixas. Assim, o indicado é que a quantidade diária seja dividida em pequenas doses e administradas com intervalos a cada três horas, por exemplo.
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5 ingredientes que vão deixar sua vitamina turbinada de proteína

Boa opção para quem está de dieta e gosta de receitas fáceis, a vitamina garante a ingestão de nutrientes essenciais e sacia a fome e a vontade de comer doce.

Iogurte grego desnatado: ótima fonte de cálcio, o iogurte grego pode ser usado no preparo da vitamina para deixá-la ainda mais cremosa e rica em proteínas. Para não comprometer a dieta, a dica é optar pelas versões desnatadas.Aveia: rica em fibras, a aveia ajuda a estender a sensação de saciedade, melhora o trânsito intestinal e é aliada contra o colesterol alto. Além disso, também é uma boa fonte de proteínas e, por isso, deve fazer parte da lista de ingredientes da vitamina.Abacate: segundo a especialista, acrescentar 1/2 copo de abacate ajuda a dar uma dose extra de proteína ao smoothie. O abacate é rico em antioxidantes e gorduras do bem, mas deve ser consumido com moderação por causa do alto valor calórico.Semente de chia: rica em fibras, a semente de chia retarda o esvaziamento gástrico e prolonga a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar a fome. Além disso, o alimento é rico em proteínas e ômega 3. Cada 100 g de chia possui 16 g de proteínas. Basta acrescentar duas colheres de sopa da semente para turbinar a bebida.Queijo cottage: rico em proteínas, o alimento atua na manutenção da massa magra e ainda ajuda a reduzir a gordura abdominal. De acordo com a nutricionista, 1/2 copo de queijo cottage transforma a vitamina em uma refeição completa para o café da manhã ou lanches intermediários.
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Smoothie de maracujá é opção refrescante permitida na dieta

Boa opção para quem está de dieta, os smoothies são refrescantes e saciam a fome e a vontade de comer doces. Se preparados apenas com frutas e iogurte, a bebida torna-se opção nutritiva para lanches intermediários.

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Quais alimentos têm vitamina A: 15 opções com o nutriente essencial à visão

As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de problemas de saúde. De acordo com Ligia Raquel Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, é muito importante manter uma alimentação equilibrada para garantir a ingestão de todas as vitaminas necessárias.

CenouraPêssegoEspinafreBife de fígadoSuco de tomateBeterrabaPimentão vermelhoAbóboraOvo de galinha, principalmente a gemaMelão cantaloupeQueijo pratoMangaCouveMamãoBatata doce
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Vitamina reduz colesterol? Engorda? Em excesso faz mal? Veja mitos

Suplementos podem ser necessários, mas será que eles fazem bem?

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Guia das vitaminas: quais as principais e como ingerir

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