Campeã do Carnaval do Rio em 2019, a Mangueira fez história ao entrar na avenida no 2º dia de Carnaval na Marquês de Sapucaí exaltando heróis esquecidos do nosso país – negros, indígenas e mulheres – e cantar “a história que a história não conta”.
Uma das homenageadas do enredo foi a vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018 em um crime ainda impune. Bandeiras com o rosto de Marielle, além de sua representação com a palavra “presente”, que se tornou grito de guerra na busca por justiça em seu caso, arrepiaram quem acompanhou a passagem da escola pela avenida.
Mangueira não fez um desfile, fez história.
— Evandro (@fiotioficial) March 5, 2019
Um dos momentos mais emocionantes foi a participação de Mônica Benício, viúva da vereadora, que desfilou com os dizeres “Lute como Marielle” em sua roupa.
Confira imagens impactantes da homenagem:
Mangueira 2019: homenagem à Marielle Franco




Marielle presente! Mangueira 💚💖 #FlorescerPorMarielle pic.twitter.com/vvkCEU3y2j
— PSOL 50 (@psol50) March 5, 2019
https://www.instagram.com/p/Bun-bSLl2YJ/
Que linda a homenagem da Mangueira à nossa companheira Marielle Franco. Desfile histórico e emocionante! ✊ pic.twitter.com/90To4E8Law
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 5, 2019
Mônica Benício, mulher de Marielle Franco, que será homenageada pela escola de samba.#Carnaval2019 #mangueira #ensaiotecnico2019 pic.twitter.com/4Bmh7xa9pr
— Thiago Dias (@Thiag0dias) March 4, 2019





