Mesmo aquelas mulheres que têm um ciclo menstrual regulado de 28 dias, nem sempre a ovulação acontece entre o 14° e 16° dias antes da menstruação. Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde estresse, alterações emocionais e até uso de medicamentos.
Nestes casos, há mudanças na ovulação com possibilidades de adiantar ou atrasar o dia fértil. E essas oscilações interferem diretamente nos planos das mulheres que usam o método da tabelinha tanto para engravidar quanto para evitar a concepção.
Fatores que alteram a ovulação (e fazem tabelinha falhar)
O ginecologista e obstetra Alberto d’Auria, do Hospital e Maternidade Santa Joana, afirma que os parâmetros utilizados para a tabelinha podem ser modificados por influências internas e externas. Saiba quais fatores são capazes de mudar a data de ovulação:
1 – Hábitos alimentares
O excesso e a falta de nutrientes alteram o metabolismo dos hormônios sexuais. Por isso, mulheres com sobrepeso ou magreza acentuada podem sofrer com irregularidades no ciclo menstrual, desequilibrando as datas de ovulação.
2 – Estresse
O obstetra explica que o estresse afeta o equilíbrio hormonal, alterando o período fértil. O aumento do nervosismo e momentos de tensão podem até mesmo suspender o ciclo, causando a ausência de menstruação (amenorreia).
3 – Distúrbios na tireoide
Segundo o obstetra Alberto d’Auria, alterações internas no organismo, como problemas da tireoide, podem afetar o dia do rompimento do folículo que origina o óvulo. Entre os distúrbios ocasionados pelo mau funcionamento da glândula está o hipotireoidismo, que acontece quando a tireoide produz menos hormônios do que deveria, interferindo diretamente no ciclo fértil da mulher.
4 – Exercícios físicos em excesso
Exagerar nas atividades físicas também pode fazer a tabelinha falhar. A ovulação é comprometida porque a endorfina liberada em abundância com os exercícios desorganizam a ação da hipófise, glândula responsável por controlar a produção de hormônios no corpo.
5 – Fuso horário
Viajar para lugares distantes com horário e até o clima diferente do habitual interferem diretamente no organismo, mudando inclusive a data da ovulação. O jet lag pode confundir as funções hormonais do corpo, deixando o ciclo desregulado.