Atualmente existe uma tradicional posição para partos feitos em hospitais: com a gestante deitada sobre seu dorso e com as pernas elevadas. Chamada de litotômica, ainda que essa seja a posição induzida pela equipe médica, nem sempre ela é a mais confortável para as mulheres.
Registros mais antigos revelam que as gestantes costumavam ficar em posições verticais ou em quatro apoios na hora do parto. Fato é que deitada, de cócoras ou até mesmo dentro da banheira, a posição adotada pela gestante no período expulsivo do trabalho de parto deve sempre ser aquela na qual ela se sinta mais confortável.
Listamos aqui algumas opções que favorecem o nascimento e que podem ser levadas em conta caso seja possível escolher (é direito de toda mulher escolher a posição mais confortável para ficar no trabalho de parto e nascimento do bebê).

Posições no parto que favorecem o nascimento
Cócoras
Essa posição, comum nos partos humanizados, pede que a mulher apoie todo seu peso em suas próprias pernas. É uma posição mais intuitiva, normalmente é necessário apoio do acompanhante para ajudar na sustentação da mulher, segurando por trás, por baixo dos braços. Por conta da posição em que a mãe fica, aumenta o espaço para a passagem do bebê, além de também contar com o auxílio da gravidade.
Quatro ou seis apoios
Nessa posição a mulher pode apoiar joelhos e mãos, ou joelhos, cotovelos e mãos no chão. O movimento promove alívio da dor lombar, amplia o diâmetro da pelve óssea e incide em menor chance de laceração do períneo.

Lateral
Durante o momento de força no trabalho de parto, a mulher pode, nessa posição, segurar e levantar a perna. Permite boa oxigenação fetal e bom controle da força, diminuindo as chances de laceração do períneo.
Banqueta de parto
A posição conta com a participação de uma banqueta que fornece suporte para o parto de cócoras. A mulher apoia o quadril na banqueta e o meio é vazado, para a passagem do bebê.
Tipos de parto
- Famosas que tiveram parto normal: 12 histórias lindas e inspiradoras
- Parto humanizado: o que é, vantagens e riscos
- Plano de parto: o que é e como fazer um