https://www.instagram.com/p/BXd_Uy_lOcN/
“Esse aqui é o homenzinho da mamãe e ela é a mocinha do papai”. É comum ouvir essa frase em nossa sociedade. O que está por trás da associação de que os filhos são mais apegados a mães e as filhas são mais apegadas aos pais são as fases de desenvolvimento comportamental da criança.
No começo, todo bebê se identifica com a mãe, independentemente do sexo, por ser o primeiro vínculo de amor na vida dele. Com o passar do tempo, a criança vai crescendo e começa a fazer identificações físicas, então os meninos começam a se enxergar na figura paterna e as meninas na aparência das mães.

Complexo de Édipo
Entre os 3 e 6 anos, a teoria clássica da psicanálise afirma que é o momento em que o ser humano começa a desenvolver a área psicossexual e passa a ter uma atração pelo genitor do sexo oposto. O Complexo de Édipo foi descrito por Freud e faz uma referência ao Édipo Rei que teria se apaixonado por sua mãe na mitologia grega. Para as meninas, o nome atribuído é Complexo de Electra e foi dado por outro especialista, Carl Gustav Jung.
A preferência não tem conotação sexual, mas é uma necessidade de atenção muito grande que aparece na criança. A menina passa competir a atenção do pai com a mãe e o mesmo acontece com os meninos em relação à figura materna. O importante nessa fase é explicar os tipos de relacionamentos existentes e que toda forma de amor dentro da família é muito importante. A falta de diálogo pode interferir na vida adulta, como em homens que buscam a figura da mãe nos relacionamentos afetivos.

Relações saudáveis na família
Segundo a psicóloga Mariuza Pregnolato, o pai costuma ter um instinto de proteção com as meninas e quer que o menino tenha uma postura mais firme dizendo uma frase famosa: “Homem não chora”. Essas ações reforçam o machismo e muitas vezes são repetidas por outras pessoas da família. Isso afasta as crianças e prejudica a vida adulta dos filhos.
Teorias a parte, o mais importante é passar por todas as fases sempre estreitando os vínculos familiares. Explique de maneira fácil e de possível entendimento para os pequenos as questões de afinidade na família.
Importância da família
- Ser um tio ou tia legal é essencial para os sobrinhos
- Vovó que cuida dos netos e convive com a família vive muito mais tempo
- 20 funções que a madrinha deveria ter na vida do afilhado. Você é assim?