Considerado um óleo vegetal naturalmente antibacteriano e antifúngico, o óleo de coco hidrata o couro cabeludo e, com isso, ajuda a aliviar os sintomas da caspa. É que suas propriedades são capazes de controlar a secreção sebácea a partir do couro cabeludo, uma das principais causas da escamação. A seguir, veja como usá-lo.
Óleo de coco combate caspa?
A caspa em si não é um fungo, embora possa ser causada pela presença de um tipo que ocorre naturalmente no couro cabeludo. Ela também pode ser um sinal de inflamação bacteriana que provoca a renovação das células num ritmo muito acelerado.
Assim como a falta de higiene e remoção de suor e oleosidade pode colaborar para o surgimento da caspa, o excesso de limpeza do couro cabeludo também pode ter o mesmo efeito. O hábito de lavar demais a cabeça faz com que o organismo compense a remoção da oleosidade natural produzindo mais sebo capilar.
Por este motivo, caspa e couro cabeludo ressecado estão relacionados e, até por isso, podem produzir secreções sebáceas em excesso. Tudo porque quando o fungo prolifera, provoca uma inflamação que, como reação desencadeia um fenômeno de hiperdescamação.
O fungo quebra a gordura do seu couro cabeludo, chamada de sebo. Esse processo produz ácido oleico, uma substância à qual uma em cada duas pessoas em todo o mundo é sensível.
Assim sendo, uma maneira de combater a caspa é proporcionando umidade e oleosidade natural direto na pele do couro cabeludo. Aplique o óleo de coco como um tratamento diário todas as noites antes de dormir. Remova naturalmente com shampoo no dia seguinte.
Óleo de coco: outros usos
- Por que não deve ser aplicado puro no cabelo? Descubra
- Óleo de coco é truque caseiro de famosas para clarear os dentes
- Como usar óleo de coco: no cabelo seco, fino e com pontas duplas?