Planetário do Ibirapuera: planetas, meteoros e mais observações incríveis para fazer de lá

Você pode ver o universo sem sair de sua própria cidade, caso more em São Paulo. A cidade tem um dos melhores planetários da América Latina: o do Parque do Ibirapuera, reaberto em 2016 após três anos de reformas.

Além dele, a cidade conta também com outra instalação com alta tecnologia, o Planetário do Carmo, no parque de mesmo nome. No primeiro semestre, os dois planetários receberam, juntos, mais de 130 mil pessoas, entre excursões escolares e visitações do público geral.

Para o segundo semestre, produzimos um guia explicando as datas, horários e programação do Planetário do Ibirapuera – os eixos temáticos são os mesmos do Planetário do Carmo.

Melhores observações para fazer no Planetário do Ibirapuera

Agosto

Em agosto, comemora-se 40 anos do lançamento da missão espacial Voyager e para celebrar a data o mês terá programação dedicada às descobertas realizadas nestas quatro décadas. Neste mês, será possível também ver Júpiter e Saturno no céu noturno.

Setembro

Em setembro, a missão espacial Cassini também chega ao fim, depois de 20 anos ao redor de Vênus, Júpiter e Saturno e suas luas. Esse será o tema tratado na sessão Nos Ombros de Gigantes, exposta nesse mês.

Nos dias 28 e 29, respectivamente, poderá se der as conjunções Mercúrio-Regulus e Júpiter-Lua.

Outubro

O eixo temático que rege a programação de outubro trata de avanços científicos e tecnológicos e descobrimentos. Será lançado o projeto Mob Creative Lab, que terá como um de suas frentes um concurso de astrofotografia digital feitas a partir de celulares – para participar basta usar a hashtag #OlhaPraCima.

Será um mês especial para a observação do céu: no dia 8 haverá a conjunção Lua-Plêiades e também a atividade máxima da chuva de meteoros draconídeos.

istock

Novembro

O Planetário informa que durante o mês de novembro as atividades serão dedicadas à conscientização sobre a questão da população negra e da exploração desmensurada dos recursos naturais.

Será possível observar a conjunção Mercúrio-Antares (dia 12), Júpiter-Lua (dia 17) e Saturno-Lua (dia 20).

Dezembro

As apresentações de dezembro serão dedicadas ao debate sobre tradições e conhecimentos de culturas pagãs e como foram apropriadas por sistemas religiosos organizados. No mês, ocorre também o solstício de verão, no dia 21, o dia longo do ano no Hemisfério Sul. Nos dias 12 e 14, respectivamente, haverá atividade máxima de chuvas de meteoro sigma hidrídeos e geminídeos.

Cursos

O Planetário do Ibirapuera (e também o do Carmo) oferece todos os meses cursos gratuitos dedicados a ensinar questões básicas de ciência e astronomia. Temas como método científico, calendário astronômico, astronomia amadora e até lançamento de foguetes são abordados.

A equipe responsável afirma que os cursos têm como objetivo permitir aos alunos entender como observar os objetos no céu. As datas serão divulgadas no site ou por telefone.

Serviço

Horário

Durante os dias úteis de semana (segunda a sexta-feira), a visitação é aberta exclusivamente para escolas. Aos fins de semana, o público geral pode fazer a visita. No Planetário do Ibirapuera, as sessões ocorrem aos domingos, às 13h, 15h, 17h e 19h. Aos sábados, abre apenas o Planetário do Carmo, com a mesma programação às 13h, 15h e 17h.

Agendamento

Não precisa agendar visita ao Planetário. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) distribui as senhas uma hora antes de cada sessão – normalmente a fila já está formada. A recomendação é chegar o quanto antes, pois há risco de esgotarem as senhas rapidamente.

Sessões escolares, sim, precisam ser agendadas. No caso de grandes grupos que não sejam escolares, pode-se contatar a equipe. Os telefones são 5575-5206 para o do Ibirapuera e 2522-4669 para o do Carmo.

Uma vez por mês, cada planetário terá observação noturna, geralmente das 18h30 às 20h30. As datas devem ser disponibilizadas no site do Planetário ou informadas pelo telefone.

Preço

Zero. As sessões são gratuitas tanto para visitação do público geral como para de escolas.

Tempo de duração

A duração das sessões depende da programação que consta na grade dos planetários. Atualmente há dois programas, o infantil A Janela Mágica, que dura 35 minutos, e o Planetas do Universo, que dura 55 minutos.

Estrelas ao infinito