Cientistas da Universidade da Califórnia anunciaram em estudo publicado no American Chemical Society, Sustainable Chemistry & Engineering a criação de um novo tipo de gelo que pode revolucionar a forma como conservamos e armazenamos alimentos.
Gelo que nunca derrete ajuda o meio ambiente
De acordo com os pesquisadores, o gelo que nunca derrete é composto por mais de 90% de água, mas abriga outros componentes que estabilizam sua estrutura. Gelatinoso, o material é compostável, antimicrobiano e evita a contaminação cruzada.

“Esses cubos reutilizáveis podem ser produzidos ou cortados em qualquer formato e tamanho necessários”, disse Jiahan Zou, que trabalha no projeto há dois anos em entrevista ao site Phys.
A equipe que criou o gelo que não derrete afirma que os testes mostraram que os cubos podem suportar o peso de até 10 kg sem perder a forma.

“Você pode usá-lo por 13 horas para resfriar, coletar, enxaguar com água e colocá-lo no freezer para congelar novamente para o próximo uso”, afirmou o professor de engenharia biológica Gang Sun. Os cubos de gelo podem ser reutilizados uma dúzia de vezes e ser descartados no lixo comum.

Segundo os cientistas, o gelo que nunca derrete é ainda sustentável, já que reduz o consumo de água e evita o desperdício de alimentos.