Como fazer “tornado caseiro”: experiência em frasco tem explicação científica

Eis um experimento científico que, com certeza, vai te deixar intrigado: “tornado caseiro” dentro de um frasco.

Sorte que alguns conceitos da física são capazes de explicar como o fenômeno acontece.

Como fazer

Você vai precisar de: um frasco transparente (para ver o tornado, né?) e detergente.

Coloque água no frasco, mas não encha até a tampa, deixe um espaço vazio.

Então, coloque um pouco do detergente e agite o frasco de forma circular. Pronto, você verá um tornado se formar com a água. Veja no vídeo abaixo como é simples:

Tornado caseiro: explicação científica

Um “tornado” se forma dentro do recipiente devido a um fenômeno físico chamado força centrípeta, que é o resultado da aceleração causada pela mudança do movimento.

Essa aceleração aponta para o centro da trajetória circular. Quando a aceleração é constante, a força centrípeta também é constante.

“O nome centrípeta significa que ela aponta sempre para o centro da circunferência osculadora (com curvas que têm ponto de contato de cima para baixo)”, explica o professor Gil da Costa Marques, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

“Ela é responsável pela variação da direção da velocidade vetorial e existe mesmo no movimento uniforme, se ele não for retilíneo”, conclui Marques.

É devido a essa força que a água é empurrada de forma circular para o fundo do frasco.

Outro jeito de fazer tornado

Além do experimento com a garrafa ou um frasco, é possível fazer “tornados caseiros” a partir de outros recipientes.

Com duas garrafas PET de 2 litros, encha uma delas com água (deixando uma pequena sobra, como no exemplo acima), e deixe a outra vazia. A tampa delas pode ser conectada com um pedaço de cano PVC, por exemplo.

É preciso deixar a garrafa com água na parte de cima, e girar a garrafa superior como se estivesse mexendo um alimento grosso na panela. Assim, um tornado se forma, e a água passa para a garrafa de baixo.

Experimentos para fazer em casa