*Matéria publicada em 20 de abril de 2017
A costa do Canadá, em Ferryland, que é conhecida por ser a “Alameda dos Icebergs”, está acostumada a receber visitas de blocos de gelo com frequência durante a primavera. Mas, neste ano, um novo membro apareceu: um iceberg que promete ser maior do que o que afundou o Titanic.
“É o maior que eu já vi por aqui”, disse o prefeito Adrian Kavanagh, ao site de notícias do The Guardian canadense. “É um iceberg enorme e está tão perto que as pessoas podem conseguir fotos incríveis”, revelou.
As estimativas sugerem que só a parte mais alta do iceberg tenha por volta de 46 metros. Mas se o bloco seguir a classificação divulgada pelo prefeito, ele pode ir de 46 a 73 metros só de altura, enquanto o Titanic ficou entre os 15 e 30 metros.
O fenômeno virou atração turística, por causa da bela paisagem que gerou e pela área ser facilmente alcançada por barcos, mas não é rota de navios. Até então, o Serviço do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas do Canadá não manifestou preocupações quanto a possíveis riscos de acidentes.
De onde vêm os icebergs?

O iceberg de Ferryland é um dos tantos que costumam passar por ali, sempre nessa época do ano.
Vindos da região do Ártico, em que as temperaturas começam a subir um pouco no Hemisfério Norte, eles geralmente mantêm sua maior parte submersa, e por isso, correm o risco de encalhar em regiões mais rasas. É o caso de Ferryland.
Especialistas disseram ao The Guardian que os ventos anti-horários podem estar atraindo os icebergs para essa região. O aquecimento global também tem sido associado ao evento, uma vez que acelerou o processo que faz com que os pedaços da camada de gelo quebrem e flutuem.
Fenômenos naturais incríveis
- Pirataria faz rio de 150 metros desaparecer subitamente da face da Terra
- Nevou no Deserto do Saara! Veja imagens incríveis e entenda fenômeno
- Ondas “fluorescentes” surpreendem no litoral de São Paulo; o que elas são?





