
A empresa biofarmacêutica sueca Alzinova anunciou no dia 29 de outubro que recebeu aprovação das autoridades regulatórias da Finlândia para iniciar o primeiro estudo clínico com uma vacina contra o Alzheimer, doença neurodegenerativa ainda sem cura.
Testes de vacina contra Alzheimer em humanos
Em comunicado, a farmacêutica afirma que a pesquisa de Fase 1b com a vacina ALZ-101 planeja inscrever 26 pacientes com Alzheimer em estágio inicial, com o objetivo principal de avaliar a segurança e a tolerabilidade do imunizante.
O estudo também irá analisar a resposta imunológica à vacina após múltiplas doses, bem como uma série de biomarcadores que estão associados ao Alzheimer.
Os participantes do ensaio clínico receberão quatro doses da vacina ALZ-101 ou placebo durante um período de 20 semanas. Na pesquisa, nem os cientistas nem os pacientes saberão quais indivíduos estão recebendo a medicação e quais o placebo.
De acordo com a empresa farmacêutica, os primeiros resultados do teste da vacina contra Alzheimer são esperados para o segundo semestre de 2023.