O bolo de fubá acabou de sair do forno e você coloca em potinhos para vender e dar um gás no orçamento. Ele parece bem fofinho e saboroso. Mas, como saber a data de validade que se deve colocar para um bolo caseiro?
A resposta não é tão precisa, mas a Química pode te ajudar a entender até quando seu bolo estará próprio para o consumo.
A alquimia e a quantidade de ingredientes, além da forma que você prepara a receita, interferem diretamente no prazo em que o alimento ainda ficará fresquinho para comer. Entenda a seguir.
Data de validade de bolo caseiro
De acordo com o time de professores de Química do Colégio Anglo Indaiatuba, de um modo geral, não se pode estabelecer prazo de validade para a comida caseira.
Isto porque a decomposição dos alimentos é feita pela ação de microrganismos que estão em todos os lugares, inclusive na própria comida.
Tanto é que, mesmo se deixarmos o bolo bem conservado, ele pode estragar em poucos dias.
“São os processos químicos que geram o bolor, odor desagradável e azedo ao paladar”, explicam o professor e diretor pedagógico da escola, Marcelo Play. Tudo isso, é claro, são sinais de que o bolo está vencido e precisa ser jogado fora.
Como prolongar validade

Apesar dessa ação química inevitável, alguns truques no preparo dos bolos podem prolongar o tempo de conservação. A cobertura do doce, por exemplo, faz toda diferença. Veja abaixo o que fazer:
- Use ingredientes de boa procedência;
- Se a massa levar água, só use se for fervida ou filtrada;
- Ferva o leite antes de usar na receita;
- Quanto mais açúcar, melhor: uma quantidade generosa de cobertura ou calda açucarada sobre o bolo evita que microrganismos, como fungos e bactérias, consigam se proliferar.
“O que acontece é que os fungos e as bactérias sofrem desidratação por conta de um processo de osmose. Ou seja, os microrganismos desidratam e não proliferam”, explica o diretor pedagógico da unidade, Marcelo Play.
Como armazenar
O armazenamento do bolo também faz diferença no tempo de validade do alimento. Por isso, é indicado que ele esteja em embalagem fechada e, se possível, dentro da geladeira.
Validade de produtos industrializados
Em alimentos industrializados, vale lembrar, o preparo é feito com conservantes em quantidade adequada. Além disso, a comida fica em embalagens próprias, com base em estudos que avaliam a proliferação de microrganismos até um limite tolerável.
Mais sobre comida