Ter filhos gêmeos divide opiniões por ai. Algumas mulheres acham que, apesar de ser “prático”, o sofrimento de parir deve ser dobrado, já que são duas ou mais crianças nascendo ao mesmo tempo. Mas, pode ser que essas aspirantes à mãe mudem de ideia quando souberem o resultado de um estudo Dinamarquês publicado no site ScienceDaily: gêmeos possuem uma taxa de mortalidade menor, especialmente se forem dois homens.
Longevidade de irmãos tem características curiosas
Para a análise dos dados, a taxa de mortalidade dos irmãos que nasceram juntos foi comparada com esse mesma estatística em relação à população dinamarquesa geral. O resultado permitiu aos investigadores norte-americanos concluir que os gêmeos possuem uma taxa de mortalidade menor, especialmente se forem dois homens.
O estudo ainda constatou que aos 40 anos, a taxa de longevidade dos gêmeos masculinos é 6% maior do que a da população geral. No caso das mulheres, é aos 60 que elas se mostram mais fortes, com uma vantagem percentual de 10%.

A grande causa para essa longevidade dos gêmeos é simples: companheirismo. Normalmente, os irmãos gêmeos tendem a ter uma relação mais próxima, mais feliz e menos solitária. Essa a gestação “compartilhada” tem efeitos positivos que vão além do período de gravidez.
Além disso, e especialmente no caso dos homens, ter um irmão igual pode servir como proteção, já que evita comportamentos de risco. Irmãos também têm o privilégio de compartilhar emoções, sejam boas – para aumentar a felicidade de ambos – ou ruins, que também reduz o nível de estresse e infelicidade.
Mate a curiosidade sobre irmãos
- Encomenda dupla: Quem pode engravidar de gêmeos?
- Como a criança reage ao saber que terá um irmãozinho?
- Conheça a família: Famosos que divulgaram fotos de irmãos