7 informações sobre o clássico e polêmico “O Apanhador no Campo de Centeio”

Morto em janeiro de 2010, aos 91 anos, o escritor americano J.D. Salinger foi um homem recluso, de pouco convívio social. Sua maior obra, porém, até hoje circula de mãos em mãos, ajudando o mundo a compreender melhor a mente adolescente.

Estamos falando de “O Apanhador no Campo de Centeio”, lançado em 1951. O que Salinger não esperava é que o livro também seria citado como fonte de inspiração por gente como Mark Chapman, que matou John Lennon, em 1980, e por John Hinckley Jr. que tentou matar o presidente americano Ronald Reagan em 1981.

Saiba mais sobre esta obra fundamental:

#7 – Adolescência, uma desconhecida

“O Apanhador no Campo de Centeio” é uma narrativa do adolescente Holden Caulfield, de 16 anos. Como muitos garotos desta idade, ele está confuso, perdido e revoltado com o mundo e as pessoas que o cercam. Em 1951 isso era uma grande novidade, e portanto o livro é considerado o primeiro a falar abertamente sobre as angústias da adolescência.

#6 – Todas as classes sociais

Holden Caulfield pertence a uma família abastada de Nova York e resolve passar um fim de semana vagando pelas ruas da cidade a fim de que a família não perceba que ele foi reprovado no colégio interno. Ou seja, sofrimento não é só uma questão de dificuldades sociais.

#5 – Linguagem coloquial

J.D. Salinger inovou ao escrever o livro em uma linguagem típica de um adolescente nova-iorquino, sem preocupações formais. Isso, para a época, era uma grande novidade, e inspirou uma geração de novos autores.

#4 – Cultura jovem

“O Apanhador…” é considerado um marco da cultura jovem, que passou a ficar cada vez mais forte e encontrou seu pleno desenvolvimento nos anos 60.

#3 – Sem adaptações

Hollywood sempre quis fazer uma adaptação cinematográfica da obra, mas J.D. Salinger nunca topo. Após o lançamento, ele se tornou cada vez mais recluso.

#2 – Polêmica nos tribunais

“60 Years Later: Coming Through The Rye”, do austríaco Fredrik Colting, narra Holden Caulfield com mais de 70 anos, perambulando por Nova York. J.D. Salinger entrou na Justiça contra a publicação do livro.

#1 – Sem relação comprovada

Não há explicação para o fato de “O Apanhador no Campo de Centeio” ter supostamente “inspirado” o assassino de John Lennon. Culpar o livro, portanto, é no mínimo uma decisão ingênua.