Fazer lição de casa pode ser prejudicial, diz estudo

O psicólogo Harris Cooper, da Universidade de Duke, Estados Unidos, desenvolveu uma pesquisa sobre os efeitos da lição de casa no ensino fundamental. Ele concluiu que, quanto mais novo é o aluno, mais consequências negativas ele terá dos deveres de casa.

Lição de casa faz mal?

Os motivos são diversos. Segundo Cooper, a lição de casa faz com que as crianças se oponham à instituição escolar, por não terem discernimento para entender o motivo das obrigações.

Além disso, a lição de casa pode prejudicar a relação da criança com os pais, que são responsáveis por lembrá-la de algo que ela não vai querer fazer.

Shutterstock

Outra consequência apontada no estudo está relacionada ao bem estar físico da criança. As lições de casa deixam menos tempo para atividades corporais e lúdicas, típicas do cotidiano infantil, obrigando os alunos a abandonarem hábitos saudáveis antes da hora.

Estudos da Universidade de Sydney, Austrália, conduzidos pelo psicólogo educacional Richard Walker, relacionaram o tempo das lições de casa com o desempenho escolar.

Nos países onde os deveres levam mais tempo, os resultados dos alunos em testes são piores, medido através do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, avaliação padronizada da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ficou com saudades? Relembre 10 situações pelas quais todo mundo já passou na escola