O principal cômodo da casa

Depois de um longo dia de trabalho, nada como chegar a sua casa e ir para um ambiente tranquilo descansar. A sala também é importante, mas o quarto é o local em que você descarrega todas as suas energias e descansa para acordar e encarar um novo dia.

Alguns elementos são essenciais para que esse cômodo tenha um ar mais aconchegante. O arquiteto Bruno Araújo afirma que a cama é o componente mais importante do quarto. “O foco deve ser dado a ela, que deve estar impecável, com lençóis, de preferência brancos, colchas, travesseiros. Ela tem que te chamar”, diz. O ideal é mantê-la sempre arrumada.

Bruno fala que em segundo plano ficam os tapetes e as cortinas. “Tecidos em geral, cortinas, tapetes, lençóis, mantas, edredons sempre passam o ar de aconchego”. Vale investir nessas peças para que o ambiente fique mais agradável. As cores variam de acordo com o gosto da pessoa, mas elas precisam estar em harmonia. “Eu, pessoalmente, prefiro as cores claras, que não enjoam nem chocam”, comenta.

A iluminação também é um ponto muito importante que as pessoas acabam deixando de lado. Bruno indica que o ideal é nunca se usar lâmpadas frias. Ele explica que “a cor quente ou ‘amarela’ traz tranquilidade e descansa a visão. Além disso, os abajures podem criar climas interessantes”.

É importante ter um cuidado especial com os armários. “Muitas vezes eles não atrapalham, pois podem ser escondidos por grandes painéis de correr de madeira ou mesmo com portas de espelhos. Vai da criatividade do arquiteto”, diz. Mas vale ficar de olho se o seu já está desgastado. Às vezes não precisa trocá-lo, mas vale dar uma repaginada.

Quando o quarto é pequeno, os espelhos são ideais para ampliar o ambiente. “Além de práticos, eles deixam o local com a aparência de ser maior”, aconselha Bruno. Ele também recomenda apostar em cores claras, espaços abertos e não abusar das cortinas.

Nem sempre muitos objetos no quarto atrapalham no aconchego do ambiente. “O quarto pode ser repleto de itens, cheio de identidade, e isso pode trazer conforto para o dono e quem convive com ele. Em outros casos pode desconfortar uma terceira pessoa. É bem relativo, o quarto só não pode ser bagunçado”, recomenda Bruno.

Leia também:
Adesivos decorativos: eles mudam e enriquecem o visual do ambiente
Upcycling: reutilize objetos para decorar os ambientes
Espaço bem aproveitado: dicas para mobiliar o apartamento novo