Sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente são dois assuntos extremamente atuais e de grande importância para o bem estar do nosso planeta. Ajudar na preservação da natureza pode ser fácil e começar com pequenas ações e mudanças de hábitos. Uma delas é o descarte correto do lixo e objetos que estão fora de uso, como as lâmpadas queimadas e quebradas.
Leia também:
Diferentes tipos de taça
Tipos de panela
Como orgaizar mudança
Dicas para descartar lâmpadas
Lâmpadas fluorescentes
De todos os tipos de lâmpadas, a fluorescente tem o melhor custo benefício, pois oferece boa iluminação a preços baixíssimos. No entanto, seu interior contém mercúrio, um metal pesado e tóxico, que pode contaminar a água, o solo, as plantas e os animais, caso seja descartado no local incorreto.
Segundo a gerente de marketing da LLUM Bronzearte, fabricante de soluções para iluminação, é preciso estar atento às informações da embalagem para saber como proceder. Se a lâmpada estiver apenas queimada, leve a peça até uma loja do ramo, para que ela receba o tratamento adequado. Caso ela esteja quebrada, evite o contato direto com o material, usando luvas e panos úmidos para fazer a limpeza do local. Em seguida, coloque os restos da lâmpada e todos os utensílios utilizados para removê-los dentro de um saco lacrado, que deve ser entregue a uma loja revendedora ou posto de coleta.
Lâmpadas halógenas
Todas as lâmpadas halógenas, muito utilizadas em projetos de iluminação, lustres, spots e plafons, são recicláveis e não oferecem riscos ao meio ambiente. Elas podem ser descartadas em postos de coleta, ou levadas a lojas que reaproveitem o material.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED têm 98% de sua estrutura composta por materiais recicláveis, o que faz desse modelo de lâmpada uma das opções mais sustentáveis do mercado. Além disso, ela tem sua vida útil pode alcançar décadas, sempre oferecendo uma ampla capacidade de iluminação. No exterior, essas lâmpadas são reaproveitadas e recicladas pelas empresas do ramo. No caso do Brasil, elas devem ser descartadas em postos de coleta.
Lâmpadas incandescentes
Em janeiro de 2011, estabeleceu-se uma leia que prevê a extinção das lâmpadas incandescentes até o ano de 2016. Essa medida foi tomada, pois esse tipo de lâmpada não é reciclável e pode causar danos à natureza. Para jogar o material fora, procure postos públicos ou privados de coleta.