Na hora de passar roupa, algumas peças costumam dar um trabalho a mais. Os ternos sociais, por exemplo, fazem parte desse grupo que requer atenção redobrada para manter a qualidade do tecido e a beleza da roupa. Para não correr o risco de estraga-los, confira algumas dicas de como passá-los em casa.
Leia também:
Dez erros na hora de lavar roupa
Roupas pretas precisam de cuidados específicos para não mancharem
Como saber a temperatura ideal do ferro de passar roupa
Dicas para passar terno a ferro
- Um dos erros mais comuns ao passar roupa é não ajustar as configurações do ferro corretamente. Verifique na etiqueta da peça qual é a temperatura recomendada e não a exceda – isso pode queimar a rasgar o tecido.
- Comece a passagem pela calça do terno, desamassando os bolsos e a cintura. Um truque simples para passar a roupa mais rápido, é encaixar a peça na tábua de passar e girar o pano até que todo o tecido esteja liso.
- Ao final desse processo, junte as costuras das pernas da calça e passe o ferro seguindo a direção delas.
- Na hora de passar o paletó, você pode virá-lo do avesso. Para não correr o risco de queimar o forro, que geralmente é acetinado, a dica é colocar um pano fino entre o ferro e o tecido.
- Para facilitar o processo de desamassar, tenha por perto um borrifador de água para aplicar sobre as partes mais resistentes do tecido.
- Para passar o paletó, o processo é semelhante à passagem de camisas sociais. Comece pelas partes menores – golas, punhos e mangas – e depois passe o corpo, começando pelas costas e finalizando na parte da frente.
- Não se esqueça de passar também os bolsos e espaços entre os botões.