Se você realmente ama seu filho, não dê tudo a ele: psicólogo explica o motivo

Ver um sorriso no rosto de seus filhos dá uma sensação incomparável de felicidade, certo? No entanto, em muitas ocasiões é preferível presenciar suas birras e seus acessos de raiva, pois tentar sempre agradar a uma criança é altamente prejudicial para o futuro do pequeno.

Não se trata apenas da já conhecida Síndrome do Imperador, que ocorre quando os pais validam as birras dos filhos e oferecem condições para que eles sintam que todos os seus desejos serão atendidos. Os prejuízos de “dar tudo” afetam mais os filhos do que os pais.

Enquanto um bebê mimado causa dor de cabeça para seus cuidadores, o psicólogo Fredric Neuman enfatiza o quanto um “adulto mimado” que recebeu tudo o que queria na infância sofrerá.

Primeiro, ele terá baixa tolerância à frustração e alta probabilidade de ser um adulto violento. A inteligência emocional pode vir com a idade, mas Neuman aponta que muitas das respostas de negociação na idade adulta têm sua premissa na infância.

Se uma criança não aprende a lidar com as negativas ou consegue tudo o que deseja assim que faz uma birra, com o passar dos anos isso se traduzirá em comportamentos agressivos.

A criança que cresce com todas as suas vontades realizadas ao menor sinal de provocação será incapaz de desenvolver a maturidade e de buscar as coisas por seu próprio mérito. Em vez disso, procurarão aliados semelhantes aos pais, apenas “refletidos” nos amigos ou no parceiro, prejudicando em grande medida seus relacionamentos.

Resumindo: uma criança mimada será infeliz quando crescer. Inconscientemente, ela sempre se sentirá enganada pelo ambiente que seus pais lhe apresentaram.

Sem autodisciplina e sem tolerância à frustração, o adulto mimado fracassará no trabalho e em uma ampla variedade de situações sociais.

Neuman acrescenta que muitas das condições mentais consideradas “males modernos” são vistas em adultos que foram crianças excessivamente mimadas: ansiedade, depressão e narcisismo são as principais.

Uma criança amada é aquela criada para ser independente e tolerante. A chave também é permanecer firme nas decisões quando negar algo a seu filho. A sincronia comunicativa entre os pais é essencial para evitar contradições ou mensagens confusas.

Como acabar com as birras do seu filho

Original Author: Carol Sandoval Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/carol-sandoval
Original ID value: 236128
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/236128/si-en-verdad-amas-a-tu-hijo-no-le-des-todo-un-psicologo-te-explica-por-que