A sinusite é uma inflamação da mucosa e acúmulo de secreções no seis da face, região que engloba as cavidades ósseas do crânio em torno do nariz, olhos e maçãs do rosto. A doença é causada por problemas de drenagem dessas secreções, que podem ser desencadeadas por infecções ou alergias.
Leia também:
Febre na gravidez: o que pode ser?
Risco de eclâmpsia pode ser diagnosticado previamente
Grávida com câncer: 7 fatos sobre a adoença na gestação
Sinusite em grávida é perigoso?
De acordo com o ginecologista Dr. Renato de Oliveira, responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, a doença normalmente não causa complicação alguma para o bebê. No entanto, a gestante deve ficar alerta à persistência de sintomas. “É necessário atentar-se à febres muito recorrentes, por exemplo, que podem prejudicar a gravidez, já que indica que o corpo está lutando contra alguma anomalia”, explica.
sinusite-na-gravidez-2.jpg
sinusite-na-gravidez-2.jpg
Grávida pode tomar remédio para sinusite?
Segundo o ginecologista, a introdução de antibióticos (medicamentos mais comuns para tratamento de sinusite) deve ser avaliada por um médico – a automedicação pode colocar em risco a saúde da mulher e do bebê. “Cuidados como inalação com vapor de água, ingestão regular de líquidos e repouso são importantes para a recuperação”, recomenda o médico.
Sintomas de sinusite
Saiba quais são alguns dos sintomas mais comuns da sinusite e procure seu médico para iniciar o tratamento mais adequado.
- Sensação de pressão e dor no rosto
- Diminuição ou perda do olfato
- Dor de ouvido persistente
- Dor nos dentes, especialmente nos maxilares superiores
- Tosse, principalmente durante a noite
- Inflamação na garganta