De acordo com uma pesquisa feita em 2013 pela consultoria Robert Half com 1.775 diretores de recursos humanos de 19 países, 54% dos diretores brasileiros acham que os funcionários da sua empresa se vestem de maneira imprópria com certa frequência, enquanto 22% afirmaram que isso ocorre com muita frequência. Dos 100 executivos que participaram do questionário, quase metade (45) acha também que o jeito de se vestir influencia significativamente na possibilidade de o profissional ser promovido.
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Para o gerente da divisão de Marketing e Vendas da Robert Half, Jorge Martins, a falta de alinhamento entre o estilo do trabalhador e a cultura da empresa pode denunciar baixa identificação com o local de trabalho.
Allessandra Ferreira, sócia da AlleaoLado, empresa de consultoria e coaching, sugere que o funcionário reflita sobre a imagem que gostaria de passar no ambiente profissional e o que, de fato, está transmitindo. A especialista ensina 10 dicas para que você descubra e alinhe seu estilo ao perfil da empresa e esteja sempre bem-vestida de acordo com o local onde trabalha.

Solicite ao RH as regras básicas de vestimenta na empresa.

Vista-se de acordo com a função: escolha roupas confortáveis e adequadas para a área. Quem tem muito contato com cliente deve ser mais formal do que quem fica apenas interno no escritório.

Compre roupas do tamanho certo: peças justas ou grandes ficam deselegantes.

Evite deixar braços e pernas à mostra. Quanto mais pele estiver de fora, mais informal fica o figurino.

Deixe um kit na empresa para eventos inesperados, como reuniões. Um blazer e salto alto ou sapato social são exemplos do que você pode deixar na reserva.

Dê preferência a cores neutras, que são sempre mais discretas. Use cores ousadas e estampas com parcimônia.

No que diz respeito aos acessórios, menos é mais. Utilize peças discretas.

Mantenha o cabelo sempre limpo, com corte em dia e bem penteado.

No caso específico das mulheres, a maquiagem também não deve ser muito chamativa. Use-a para ressaltar certos pontos, e não tornar-se o centro das atenções.

Evite decotes e saias curtas, no caso das mulheres, e regatas e bermudas, no caso dos homens. Essas roupas remetem à sensualidade e não são bem-vistas no ambiente profissional.