Seu problema é falar rápido demais, ao ponto de engolir a última sílaba das palavras? As pessoas têm dificuldade pra entender o que você diz? Segundo a especialista em fonoaudiologia, Leny Kyrillos, quem fala rápido vai continuar falando rápido, explicou em entrevista ao programa Bem Estar. “A pessoa não consegue mudar, mas existem técnicas que ensinam a pontuar melhor a fala e torná-la mais atraente, se adequando às situações”, revela.
Leia também:
Dicas de oratória: como falar em público
Ansiedade: efeitos na saúde e como melhorar o quadro
14 expressões absurdas que você fala sem se dar conta
Dicas para pontuar a fala
O psiquiatra e consultor do programa Daniel Barros, dá 6 conselhos que podem ajudar a acalmar seu ritmo:
– Primeiro, respire. Perceba qual o seu estado de humor: está nervosa, ansiosa? Encontre o motivo e tente relaxar.
– Tente manter o controle, frear a fala. Quando escuta sua voz trêmula e ansiosa, você fica mais nervosa. Em contrapartida, ao falar com mais calma, ouvindo a sua própria voz com tranquilidade, você se tranquiliza.
– Melhore a articulação das palavras, exagerando os movimentos da boca. Observe o som da sua fala, e suas pausas, assim, você acaba falando mais devagar.

– Para apresentar uma postura que colabore com a tranquilidade da sua fala, relaxe os braços e se fizer gestos, coloque as mãos na linha da cintura.
– Pessoas que falam rápido demais também têm tendência de ficar tocando na outra pessoa durante o diálogo, e de projetar o corpo para frente como em uma postura de ataque. Perceba esses sinais e tente moderá-los.
– Normalmente, quem fala rápido come rápido demais também. Mastigue melhor os alimentos e, se seu caso é ser ligeira na fala, tente ao invés de reduzir o ritmo, fazer uma articulação mais ampla das palavras.