Falta pouco tempo para o verão começar, entretanto, este ano dezembro não teve temperaturas tão elevadas em São Paulo, como é esperado.
Esta semana começou com dias típicos de calor para o último mês do ano, porém, uma frente fria deve trazer muita chuva e derrubar as temperaturas na capital paulista e nas regiões metropolitanas.
Frente fria: previsão do tempo para São Paulo
Com sol forte desde cedo, a segunda-feira (16) começou abafada em São Paulo, com temperaturas acima dos 20°C, mas os termômetros devem baixar com a chegada de uma nova frente fria.
De acordo com o site Climatempo, uma massa de ar frio deve avançar pelo oceano a partir de terça-feira (17), contribuindo para o aumento da umidade no estado e provocando temporais na cidade de São Paulo e regiões metropolitanas.

O céu deve ficar encoberto durante toda a terça-feira (17) e há grandes chances de pancadas de chuva. Entretanto, continua abafado e os termômetros podem atingir os 29º C.
Na quarta-feira (18), deve continuar chovendo e as temperaturas vão diminuir. A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de máxima de 22º e mínima de 18º.
As chuvas diminuem na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20) e as máximas ficam entre 24º C e 26º, e as mínimas, entre 18º e 20º, respectivamente, na cidade de São Paulo.
Temporais trazem risco de alagamentos

As pancadas de chuva dos próximos dias devem vir acompanhadas de raios, trovões e rajadas de ventos. Isso significa que há grandes chances de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões da capital.
Nesses casos é importante ficar atento procurar um lugar seguro para se abrigar. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) indica algumas medidas simples para a sua segurança:
- Evite transitar em ruas alagadas.
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
- Planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Como se proteger da chuva
- O que nunca fazer durante tempestades: cuidados podem salvar sua vida
- Como se proteger de raios? Físico da USP responde!
- Capa de chuva para sapato: perfeita para quem odeia molhar a meia