Mesmo usando roupas que cubram a maior parte do corpo ou repelentes, ninguém escapa de ser vítima de picadas de insetos, que podem deixar nossa pele avermelhada e mais inchadinha. Pior: é quase unânime sentir uma coceira incontrolável, que só passa quando “atacamos” a região cutucando com as unhas. Fato é que esse costume pode te deixar com manchinhas na pele que só sairão com tratamento específico.
Por que ficam manchas?
Manchinhas de “mordida de mosquito” podem ser problemas estéticos trazidos desde a infância.
Muitas pessoas sofrem com marcas mais escuras em algumas partes do corpo, como pernas e braços, porque coçaram a área durante o processo de inflamação causado pelo contato do mosquito com a pele.
“A manchinha nada mais é do que a hiperpigmentação da pele pós-inflamatória. Ela pode aparecer por conta da picada e, se coçar, pode piorar”, detalha a dermatologista Vanessa Metz.
Quem tem um sistema de produção de melanina mais ativo corre o risco de ter a pigmentação da região atingida com mais facilidade. Peles mais escuras ou bem claras e sensíveis também poderão apresentar mais marcas de inflamação.
Como evitar as manchas?
Não coçar é a primeira dica para evitar as manchas. Para ajudar neste grande desafio, a dermatologista orienta que se cubra a área com curativos ou band-aid. “Isto ajuda a dificultar o hábito de coçar”.
Caso você perceba que a picada provocou uma reação alérgica na sua pele, procure um profissional da saúde para indicação de antialérgicos e anti-histamínicos para amenizar a coceira na região.

Limpar a pele
Vanessa explica que, quando a pessoa cutuca a ferida como a unha há um risco de ela ficar infeccionada. “Temos muitas bactérias embaixo da unha”.
Por isso, a orientação é limpar a pele com água oxigenada ou álcool, tomando cuidado com este produto para não sair ao sol, pois pode causar queimaduras. Estes cuidados ajudarão na cicatrização da pele mais rapidamente.
Como tirar manchas de picada de inseto?
Há muitas formas de amenizar ou mesmo eliminar as manchas indesejadas na pele.
A mancha de picada de inseto pode ser retirada, segundo orientação da dermatologista, com o uso de pomadas clareadoras, devidamente receitadas por profissionais de saúde.
O uso sem orientação médica é perigoso, uma vez que esse tipo de produto atua na despigmentação da pele e pode conter ácidos e outros componentes que agridem a pele em exposição ao sol. “Por isso, sempre orientamos que a aplicação seja feita à noite”.
Outra técnica para clarear as manchas de picada de inseto é o uso de laser para renovação da pele, que também deve ser indicado por dermatologistas.
Cuide de sua pele: fique atenta a manchinhas que podem indicar doença grave