
Apesar de ser uma dúvida bastante comum e até mesmo deixar pais de primeira viagem aflitos, nem todo sabe exatamente até quando um bebê é considerado um recém-nascido. De acordo com a comunidade médica, a criança está dentro desta fase até o 28º dia de vida e, bastante frágeis, merecem cuidados especiais. Confira os principais deles abaixo:
Sono
Não se assuste se o seu bebê aparentemente permanece muitas horas no sono. Os recém-nascidos dormem cerca de 90% do tempo e só ficam acordados mesmo para mamar. Os períodos vão se encurtando até alcançar sua normalidade, em torno dos seis meses de idade. Recomenda-se que o recém-nascido durma no quarto dos pais pelo menos nos 40 primeiros dias de vida para evitar o risco de morte súbita.

Amamentação
Recomenda-se que até os seis meses o bebê seja alimentado apenas com o leite materno, que contém todos os nutrientes de que ele precisa para se desenvolver plenamente. Não há um horário rígido exato para alimentar a criança, já que o intervalo de mamadas pode variar de duas horas e meia a quatro horas.
É importante ainda que a mamãe alterne os seios a cada 15 minutos ou quando experimentar uma sensação de esvaziamento. O leite materno é composto por 90% de água e, por isso, é preciso que a mulher se mantenha sempre hidratada. Para evitar o problema de refluxo, indica-se que a mãe amamente em uma posição confortável para ambos e coloque a criança para arrotar logo em seguida por 10 minutos.
Assaduras
Para prevenir o problema bastante comum, procure depois do banho enxugar bem a área genital e use pomadas contra assadura, indicadas pelo médico. Evite o uso de talco, um hábito antigo, mas não recomendado, pois o produto pode ressacar muito a pele do bebê.
Cólicas
Sofrimento para bebês e também para os pais, o incômodo causado pelas cólicas é extremamente natural e pode ser aliviado com uma bolsa de água quente sobre uma toalha, para não correr o risco de queimar a pele da criança, e massagens abdominais que podem ajudar a resolver o problema. O uso de medicamento deve ser feito somente com orientação médica.

Banho
Não fique assustada na hora de higienizar o seu bebê. Com calma e técnicas simples você consegue realizar a tarefa sem traumas. A criança deve ser lavada normalmente, cabeça e tronco, com um sabonete preferencialmente neutro. Para enxuga-la, utilize uma toalha felpuda e apenas uma fralda para limpar os ouvidos. A higiene íntima nas meninas deve ser feita entre os grandes lábios, sempre de frente para trás para evitar a contaminação com bactérias do ânus.
Passeios
Antes de levar seu bebê para passear em lugares públicos, espere que ele tenha tomado pelo menos a primeira dose das vacinas. Nas primeiras semanas o recém-nascido ainda precisa de bastante tranquilidade e só deve frequentar ambientes limpos, como a casa dos avós, por exemplo.
Vida de gestante: 7 momentos únicos que a gravidez proporciona