A introdução de uma alimentação saudável e balanceada desde a infância pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida da criança no futuro, ajudando a prevenir doenças graves na vida adulta.
Fazer com que o filho pequeno se interesse por comer frutas, legumes e verduras pode parecer um desafio para muitos pais. Mas é justamente no auge da “frescura para comer” que os responsáveis devem intervir e dar o exemplo, segundo a nutricionista Carine Hermes.
“Nesta fase, uma dieta equilibrada torna-se muito importante, porque elas se encontram em fase de crescimento, desenvolvimento e formação da personalidade e dos hábitos alimentares, que serão determinantes para a saúde durante toda a vida”, explica a médica.

Prevenção de doenças
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma alimentação balanceada durante a infância pode auxiliar na prevenção de pelo menos cinco doenças graves no futuro.
1. Obesidade
A melhor maneira de evitar a obesidade infantil e as suas complicações é através da educação alimentar: evite comprar produtos que você não quer que a criança consuma, como doces e processados, por exemplo.

2. Doenças cardiovasculares
Poupar a criança de alimentos carregados de gordura ajuda a evitar o acúmulo de colesterol ruim no organismo desde cedo, reduzindo os riscos de doenças no coração.
3. Diabetes
O diabetes tipo 2 é causado pelo excesso de açúcar no sangue relacionado à alimentação. Ao longo da vida, uma alimentação irregular pode fazer com que o corpo crie resistência à insulina, desencadeando a doença.
4. Câncer
Segundo a OMS, alguns tipos de câncer podem ser prevenidos através de uma introdução alimentar saudável: entre eles estão o do intestino, do endométrio e o de mama.
5. Artrose
A obesidade e a má alimentação estão entre os fatores de risco para a degeneração das cartilagens, também conhecida como artrose ou osteoartrite, que causam dores e comprometem os movimentos.
Para despertar o interesse das crianças pela alimentação saudável, a nutricionista Carine Hermes aconselha apostar em apresentações lúdicas e criativas: fazer picolés caseiros com as frutas, preparar bolo com ingredientes saudáveis ou cortar os legumes em forma de palitinhos, por exemplo.