Amigos que passam muito tempo juntos ficam parecidos um com o outro, diz estudo

“Diga-me com quem andas e te direi quem és”, afirma um dos ditados mais populares da época dos nossos avós. O ensinamento continua tão verdadeiro que chegou a ser comprovado pela ciência.

Quem nunca percebeu que quanto mais tempo se passa com alguém, mais costumes e atitudes são imitadas dessa pessoa? Cientistas da Universidade de Nova York descobriram que, quando os humanos estão juntos por um longo período de tempo, suas ondas cerebrais podem ficar sincronizadas.

Influência das amizades na nossa vida

Estudioso da mesma linha de pesquisa, o neurocientista Moran Cerf, da Universidade de Northwestern, disse ao Business Insider que este fenômeno é atribuído ao que os cientistas chamam de “plasticidade”, que é a capacidade do cérebro humano de moldar nossas conexões neurais.

“As pessoas que você encontra têm um impacto na sua abordagem da realidade que vai além do que você pode explicar. Um dos efeitos é que você começa a se parecer com eles”, explicou o pesquisador.

De acordo com Cerf, essa característica deve ser levada em conta se uma pessoa deseja minimizar o estresse e aumentar a felicidade, escolhendo os indivíduos nos quais se relaciona. E que eles devem ter os traços emocionais e comportamentais que estamos procurando.

É altamente provável que você não seja influenciado pelo comportamento do outro se tiver uma alta consciência sobre si mesmo. Inclusive, pode até ser o caso de você influenciar positivamente outras pessoas.

Influência da amizade na vida