A decisão de trocar o carro sempre gera algumas dúvidas. Será que é o momento certo? Considerando alguns pontos importantes fica mais fácil fazer a escolha certa.
1 – Mudança no estilo de vida
Quando escolhemos um carro, consideramos vários aspectos. No entanto, algumas mudanças na sua vida e rotina exigem uma reavaliação do modelo. Se a família aumentou, os modelos compactos já não fazem tanto sentido, por exemplo. Reveja se o modelo é o melhor para a sua realidade. Caso não seja, considere trocar por um mais adequado.
2 – Manutenção x Depreciação
A média de depreciação de um veículo é de 10% ao ano. Se você precisa levar o carro para a oficina com frequência e os gastos com reparos já ultrapassam esse valor, é um sinal de que pode ser um bom momento para considerar um modelo mais novo. De qualquer forma, para evitar a desvalorização do carro e facilitar a venda, o ideal é investir em manutenção preventiva (veja o infográfico).
3 – Orçamento comprometido
Imprevistos, mudanças de emprego…Às vezes, o valor da parcela do financiamento do carro já não cabe mais no seu bolso. Nesses casos, o melhor é trocar por um veículo mais barato ou ficar com o valor total da venda para organizar sua vida financeira. É importante que o carro não se torne um gerador de dívidas.
4 – Novos modelos
Mesmo se você não é um grande fã de carros, vale a pena se manter informado para antecipar alguns cenários e evitar perder dinheiro. Quando um veículo sai de linha, por exemplo, o valor de revenda pode cair até 10% logo depois do anúncio. Outro fator que influencia nessa desvalorização é o lançamento de uma outra versão do modelo. Fique atento!
5 – Opinião de especialistas
Se a sua decisão foi vender o veículo, é hora de buscar quem entende do assunto. Fazer anúncios por conta própria pode não ser a melhor opção para fechar um bom negócio. Nesses casos, a depreciação pode passar os 25% do preço da tabela FIPE. Na Webmotors, é possível vender o seu carro por até R$ 10 mil a mais.
