Educação vem do berço? Pois algumas informações passam de geração para geração, mesmo que sejam crendices populares, das mais variadas origens, para ensinar as crianças na base do terrorismo. Sim, terrorismo. Porque falar em estrabismo perene por causa de uma brincadeira boba ou cogitar até a morte da mãe por causa de um mero chinelo virado é um pouco demais, não? Veja:
1 – Não pode pegar mais doce com a mesma colher que você já tinha pego. Vai azedar. Tática terrorista para ensinar o mínimo de higiene e educação às crianças.
2 – Misturar leite com manga dá piriri.
3 – Se forçar o estrabismo, vai ficar vesgo para sempre! “Vai passar um anjo e vai falar amém.”
4- Se olhar para o espelho depois de comer, fica vesgo. Não sei por que tanta ficção com o estrabismo. Pode ser até sensual. E outra: onde ficou a escovação dental pós refeição, tão importante e mais efetiva quando é feita logo depois de comer.
5 – Se você deixar chinelo virado de cabeça para baixo, sua mãe vai morrer! (catar a bagunça da criançada é jogo duro. A gente entende.)
6 – Se dormir sem escovar os dentes vai acordar com a boca cheia de formigas.
7 – Se você comer e ficar perto da TV depois, vai ficar enjoado. Ou com problema de visão. (que desespero para ter o aparelho livre na hora da novela, não?)
8 – Se comer pouco tempo antes de dormir, terá pesadelos.
9 – Criança que brinca com fogo faz xixi na cama.
10 – Apontar estrela no céu dá verruga no dedo.